30 de setembro de 2009

LCD ou PLASMA?




De antemão é bom que se alerte que esse texto é escrito por um brasileiro comum, refém dos avanços tecnológicos, sempre abastecido por idéias avulsas de temas cotidianos, e um deles é: LCD (tela de cristal líquido) ou PLASMA? Tudo começou com o primeiro salário - vencimentos, nomenclatura mais adequada ao servidor público - que não poderia ferir a grande tradição tupiniquim em ser investido em quê, hein hein? O que um brasileiro compra quando pega em dinheiro pela primeira vez? Uma televisão!...

Segundo pesquisas recentes, de uma fonte não muito confiável, a qual, provavelmente, eu to inventando: 70% dos brasileiros gastam seu primeiro salário com uma televisão, os outros 30% economizam para dar entrada no próximo mês em quê? Uma televisão... Sendo que entre os 70%, 90% compram a TV dividida em 12 vezes, 5%, em 6 vezes, e 5% compram à vista e passam o mês sem sair de casa, isso em relação á classe média... Pois bem, eu não poderia fugir a uma regra de cunho histórico-social tão relevante e quando recebi meu primeiro salário fui lá no Calçadão... (antes de começar a comprar pela internet sem medo) Ah, moleque... Na época, recém popularizava no país a tal da TV tela plana... (2006), a dúvida era: 21`` ou  29`` polegadas!? Phlips? Semp Toshiba? Sony? Samsung? CCE? Não!!!!!!! CCE, nãaaaaaao! Enfim, comprei uma Samsung, é né, melhor que nada... Alguns anos depois (essa semana) recebi uma ligação da SKY perguntando se eu não teria interesse em adquirir o pacote SKY HD TV por três meses sem nenhum acréscimo adicional à mensalidade... De graça, até injeção na testa! Aceitei... O funcionário ainda mencionou que meu pacote continuaria o mesmo, perguntou se eu gostaria de continuar com os "canais adultos"... É bom que se diga que tenho mais três pontos adicionais (três pessoas que não tem nada em comum), mas canal adulto é sempre bem-vindo... (152 e 154), e se eu tirar perco a parcela deles no fim do mês... Tá, eu também faço questão! Enfim, aceitei a experiência com o novo equipamento da SKY, mas antes de desligar decidi fazer uma pergunta cretina:

- Precisa ter uma TV de Plasma ou LCD pra que a imagem tenha um acréscimo considerável?
- Sim. Você AINDA não tem? (que matuto...)
- Não...
- Pois, estarei retornando o contato assim que o Senhor adquirir uma nova TV.
- Hum...
- Espere um instante para avaliar o nosso atendimento. Tudo bem Senhor?
- Tudo bem. Claro.
- Que nota você oferece para...
(tum tum tum)
Duração da chamada: 05m 33s

Descobri da forma mais cruel que minha TV tão suada não serve p/ nada e que vou ter que me adaptar à nova tecnologia, mas, qual a diferença de LCD p/ uma Tv de Plasma mesmo? Fui no google, pesquisei em fóruns, comunidade do orkut, e até entendi bem a diferença, tem a ver com o ambiente em que você vai usar o televisor, a luminosidade oferecida, em linhas gerais, em locais mais iluminados o LCD tem melhores resultados e vida útil mais longa, pois, fechou! No mais importante de tudo o LCD também ganha - é mais barato... Pesquisei alguns sites e encontrei uma TV de 32`` por 1500, Philips, uhhhh! (ainda não vi uma CCE LCD ou PLASMA nas pesquisas - que bom!) Provavelmente, vai ser a segunda geração das televisões da minha vida, acho que isso é um hábito consagrado da família de classe média, "média", do meio, ricos + pobres / 2, mediana brasileira, conhecer bem das épocas de seus televisores. Meu Deus, eu também sou pobre de espírito, e por que não!?

Segundo a Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), a Zona Franca de Manaus produziu 1,86 milhão de TVs de LCD e plasma de janeiro a julho deste ano, contra 1,18 milhão no mesmo período de 2008. No ano passado inteiro, foram 2,7 milhões de unidades. (25/09/2009).

Eu só quero uma e ganhar o pacote da Sky, ser feliz com a nova tecnologia que fui obrigado a usar, a TV de tela plana, que há três anos atrás era a última bolacha do pacote, já virou peça de museu, afinal, não tem entrada USB, conversor digital integrado, entrada HDMI, alta definição e etc... Até onde vai isso? Aposto que daqui três anos, ou menos, também vou ser obrigado a trocar a "novidade" p/ fazer adaptação diante de outra tecnologia... Que maravilha! Pelo menos minha mãe gostou da idéia de ter uma "TV dessas que pregam na parede, né?..." - É mãe!... AShhHuhsuAHSUHA

Esse link explica melhor outros aspectos técnicos em relação ao assunto e é a referência de onde foi tirada a informação sobre a Zona Franca de Manaus:

Viva a tecnologia e a TV que Pasma, Plasma, LCD e LED - desse último ainda nem deu tempo de falar, meu Deus, será que minha nova TV vai ser desatualizada antes do fim das 12 prestações? Não poderia sem em menos vezes né... É o número sagrado:  12 Apóstolos, 12 meses, 12 signos, 12 Prestações!

; D

(Acabei de achar uma CCE LCD... Tem coisas que não mudam...)

arn.



26 de setembro de 2009

A palavra da vez



Resiliência é a capacidade de o indivíduo adaptar-se de maneira positiva diante de situações adversas, mantendo seu desenvolvimento normal e os recuperando dos efeitos estressores. Resiliência é a forma como cada um lida com situações como morte de uma pessoa querida, a separação, a traição de um parceiro, um assalto, um seqüestro, um abuso sexual, uma perseguição racial ou até mesmo a vida durante uma guerrilha urbana. Resiliência é a qualidade de seguir em frente e sair fortalecido de uma crise, tem feito com que a medicina se interrogue por que alguns são mais resistentes que outros. Tipo de plasticidade que objetiva evitar patologias e possibilitar o desenvolvimento normal ainda que na presença de ameaças e riscos.
Fatores protetores:

Traços de personalidade;
Maturidade;
Capacidade de manejar as próprias emoções;
Capacidade de lidar com ocorrências adversas e estressantes;

Referência:

Neri, A. L.; Palavras-Chave em gerontologia; Campinas, SP; Editora Alínea, 2005 (coleção Velhice e Sociedade).

22 de setembro de 2009

Observação



Engraçado como esses textos recebem comentários fora do Blog. Inclusive, às vezes, eu penso que escrevo p/ vento e nem é. No entanto, o motivo dessa postagem é apenas confirmar que cada texto apresentado é, realmente, de autoria própria e sempre que for realizada alguma citação alheia, heterogênea, "dos outros", viral (eu, realmente, queria escrever isso) será devidamente "referenciada". Pois é, e viva o movimento mundial "anti-Ctrl + C/Ctrl + V". Se isso não existia, virei embaixador!

arn.


21 de setembro de 2009

"Sim, Senhor"





Quem não gosta de algum filme do Jim Carrey? O último dele é "Sim, Senhor", uma lição de vida mesclada com comédia que trata sobre a possibilidade de você se permitir mais, fugir um pouco dos conceitos negativos e ter uma nova vida baseada nesse modelo. O personagem principal tem um trabalho burocrático, onde acostuma-se a dizer "não" para o pedido de empréstimos de clientes da financeira onde trabalha, quando, de repente, observa a repetição de um ciclo pouco motivante em que percebe fechar-se a possibilidades interessantes. O filme é classificado como "comédia", mas, oferece camufladamente uma bela lição de vida, desde o "brilho eterno de uma mente sem lembranças" eu não via uma filme do Jim Carrey com tanta atenção, acredito que não faz mal a ninguém dedicar pouco mais de uma hora e meia por um bom filme que, de quebra, vai tirar algumas risadas, além de boas cutucadas morais. Então, diga SIM você também! Imaginem o complexo número de situações em que estamos submetidos e que poderíamos ser mais felizes se optassemos pelo "sim". Aprender a tocar um instrumento? Sim! Praticar esportes duas vezes na semana? Sim! Assistir um bom filme por fim de semana? Sim! Olhar aquela pessoa que sempre esteve perto com bons olhos? Sim! Organizar melhor o seu tempo? Sim! Quem assitir vai entender bem o que falo, é um desses roteiros que tem alguma coisa de lúdico e real misturado, lembra "A Corrente do Bem", filmes que vão além do entretenimento com idéias puritanas, mas, aplicáveis. Enfim, eu digo Sim ao "Sim, Senhor" e nem poderia ser diferente...

arn.

"Já fui esse cara. Conheço muitas pessoas que estão nessa situação em que se evita viver. 'Eu vivo no País da Fuga'. Para mim, o filme é sobre a escolha de participar da vida e foi isso que despertou meu interesse nele. Às vezes dizer 'não' é dizer 'sim' para outra coisa, para algo maior que cruzará o seu caminho. E, às vezes, dizer 'não' a um convite é dizer 'sim' para o sofá e batatas fritas. Faça apenas o que for certo para você", aconselha Jim Carrey, que protagoniza o filme como Carl. "Mas geralmente não é das coisas a que dizemos 'sim' que nos arrependemos; é quando dizemos 'não' que olhamos para trás e pensamos 'Ah, eu podia ter vivido um pouquinho mais'."


20 de setembro de 2009

Cachorro Sem Rua


Cachorro Sem Rua (Letra: Arn. Bruno/Melodia: Ulisses)
Ah, se eu quisesse uma outra dose...
Eu vou passar por essa fase
E não importa quem se importe
Na minha cara ninguém bate!

Eu sei que cachorro que morde, já morde! Não late...

Ah, se eu pudesse reviver
O teu gingado e disparate
Esse teu coração ferido
Na minha mão é "metiolate"

Eu sei que cachorro que morde, já morde! Invade...

Por isso que agora ninguém mexe comigo
Depois da meia-noite, só se for proibido
Não importa o silêncio se tiver teu zumbido
O que rima com beijo, cabe um bocejo
E antes que eu te large é bom que fique evidente...
Não faço por maldade, é que assim é mais envolvente!

13 de setembro de 2009

É importante que se diga:


- De algumas coisas se escapa, de outras, escapulário.

Validuaté


Banda muito boa do Piauí, eu indico! Não é fácil encontrar novidades interessantes nesse mundo da música, e de repente, elas surgem de onde menos se espera. Tenho ouvido "Validuaté" há alguns dias e só posso dizer que é realmente interessante, de estilo próprio e com letras diferenciadas, sobretudo, pelo vocabulário popular bem trabalhado e idéias envolvidas em tramas tão comuns quando fabulosas. Vale a pena, "Validuaté"!

arn.

http://www.myspace.com/validuate