30 de setembro de 2009

LCD ou PLASMA?




De antemão é bom que se alerte que esse texto é escrito por um brasileiro comum, refém dos avanços tecnológicos, sempre abastecido por idéias avulsas de temas cotidianos, e um deles é: LCD (tela de cristal líquido) ou PLASMA? Tudo começou com o primeiro salário - vencimentos, nomenclatura mais adequada ao servidor público - que não poderia ferir a grande tradição tupiniquim em ser investido em quê, hein hein? O que um brasileiro compra quando pega em dinheiro pela primeira vez? Uma televisão!...

Segundo pesquisas recentes, de uma fonte não muito confiável, a qual, provavelmente, eu to inventando: 70% dos brasileiros gastam seu primeiro salário com uma televisão, os outros 30% economizam para dar entrada no próximo mês em quê? Uma televisão... Sendo que entre os 70%, 90% compram a TV dividida em 12 vezes, 5%, em 6 vezes, e 5% compram à vista e passam o mês sem sair de casa, isso em relação á classe média... Pois bem, eu não poderia fugir a uma regra de cunho histórico-social tão relevante e quando recebi meu primeiro salário fui lá no Calçadão... (antes de começar a comprar pela internet sem medo) Ah, moleque... Na época, recém popularizava no país a tal da TV tela plana... (2006), a dúvida era: 21`` ou  29`` polegadas!? Phlips? Semp Toshiba? Sony? Samsung? CCE? Não!!!!!!! CCE, nãaaaaaao! Enfim, comprei uma Samsung, é né, melhor que nada... Alguns anos depois (essa semana) recebi uma ligação da SKY perguntando se eu não teria interesse em adquirir o pacote SKY HD TV por três meses sem nenhum acréscimo adicional à mensalidade... De graça, até injeção na testa! Aceitei... O funcionário ainda mencionou que meu pacote continuaria o mesmo, perguntou se eu gostaria de continuar com os "canais adultos"... É bom que se diga que tenho mais três pontos adicionais (três pessoas que não tem nada em comum), mas canal adulto é sempre bem-vindo... (152 e 154), e se eu tirar perco a parcela deles no fim do mês... Tá, eu também faço questão! Enfim, aceitei a experiência com o novo equipamento da SKY, mas antes de desligar decidi fazer uma pergunta cretina:

- Precisa ter uma TV de Plasma ou LCD pra que a imagem tenha um acréscimo considerável?
- Sim. Você AINDA não tem? (que matuto...)
- Não...
- Pois, estarei retornando o contato assim que o Senhor adquirir uma nova TV.
- Hum...
- Espere um instante para avaliar o nosso atendimento. Tudo bem Senhor?
- Tudo bem. Claro.
- Que nota você oferece para...
(tum tum tum)
Duração da chamada: 05m 33s

Descobri da forma mais cruel que minha TV tão suada não serve p/ nada e que vou ter que me adaptar à nova tecnologia, mas, qual a diferença de LCD p/ uma Tv de Plasma mesmo? Fui no google, pesquisei em fóruns, comunidade do orkut, e até entendi bem a diferença, tem a ver com o ambiente em que você vai usar o televisor, a luminosidade oferecida, em linhas gerais, em locais mais iluminados o LCD tem melhores resultados e vida útil mais longa, pois, fechou! No mais importante de tudo o LCD também ganha - é mais barato... Pesquisei alguns sites e encontrei uma TV de 32`` por 1500, Philips, uhhhh! (ainda não vi uma CCE LCD ou PLASMA nas pesquisas - que bom!) Provavelmente, vai ser a segunda geração das televisões da minha vida, acho que isso é um hábito consagrado da família de classe média, "média", do meio, ricos + pobres / 2, mediana brasileira, conhecer bem das épocas de seus televisores. Meu Deus, eu também sou pobre de espírito, e por que não!?

Segundo a Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), a Zona Franca de Manaus produziu 1,86 milhão de TVs de LCD e plasma de janeiro a julho deste ano, contra 1,18 milhão no mesmo período de 2008. No ano passado inteiro, foram 2,7 milhões de unidades. (25/09/2009).

Eu só quero uma e ganhar o pacote da Sky, ser feliz com a nova tecnologia que fui obrigado a usar, a TV de tela plana, que há três anos atrás era a última bolacha do pacote, já virou peça de museu, afinal, não tem entrada USB, conversor digital integrado, entrada HDMI, alta definição e etc... Até onde vai isso? Aposto que daqui três anos, ou menos, também vou ser obrigado a trocar a "novidade" p/ fazer adaptação diante de outra tecnologia... Que maravilha! Pelo menos minha mãe gostou da idéia de ter uma "TV dessas que pregam na parede, né?..." - É mãe!... AShhHuhsuAHSUHA

Esse link explica melhor outros aspectos técnicos em relação ao assunto e é a referência de onde foi tirada a informação sobre a Zona Franca de Manaus:

Viva a tecnologia e a TV que Pasma, Plasma, LCD e LED - desse último ainda nem deu tempo de falar, meu Deus, será que minha nova TV vai ser desatualizada antes do fim das 12 prestações? Não poderia sem em menos vezes né... É o número sagrado:  12 Apóstolos, 12 meses, 12 signos, 12 Prestações!

; D

(Acabei de achar uma CCE LCD... Tem coisas que não mudam...)

arn.



Nenhum comentário:

Postar um comentário