18 de outubro de 2009

Festival de Música de Imperatriz - FMI - 2009 (Reviwes)

     


Mestre dos Desejos - FMI 2009 (Arnaldo Bruno e Ulisses)


Nos dias 15, 16 e 17 de Outubro foi realizado o FMI 2009 (Festival de Música de Imperatriz), pra quem não tem noção do que seja é uma "competição" musical "autoral" composta por uma fase de pré-seleção das músicas inscritas (em 2009, foram 87) onde apenas 28 são escolhidas para participar, efetivamente, do festival com apresentações ao público em geral e jurados. Vale mencionar que o festival criou uma identidade durante suas edições - o caráter eclético da escolha dos participantes da fase final, no FMI você encontra: mpb, bossa-nova, rock, metal, rap, seresteiro, samba, pop, sertanejo e etc... Todos competem entre si pelas premiações oferecidas aos três primeiros colocados e um prêmio extra de aclamação popular. Pois bem, participei e fui classificado nas edições 2008 e 2009 do FMI, ano passado com "Nostradamus" e esse ano com a feliz surpresa de classificar duas músicas com letras minhas, "Mestre dos Desejos" (interpretada por mim) e "Resiliência" (pelo André, que assina comigo a música).
O festival tem regras interessantes, por exemplo, você só pode inscrever duas músicas, a chance de não classificar é enorme, fica tudo submetido ao critério de poucas pessoas que trazem consigo suas influências, preferências e identidade musical, que se não se agradarem do que você faz... "Ba-Bau"! Nem entra... Mas, acho isso razoável, ninguém conseguiria ser totalmente imparcial como um jurado musical, eu mesmo se estivesse lá e ouvisse um pagode, antes do primeiro: "eu não canso de te amar/nunca vou te deixar/quando te vejo passar/eu perco meu ar", eu já daria um zero em letra - isso vale p/ sertanejo e p/ pop sem criatividade, pode não parecer, mas, as letras mudam pouco entre eles... Então, quem sou eu p/ julgar os outros, não é? Inclusive, esse ano acho que os jurados merecem elogios. Afinal, polêmicas sempre existirão, mas, em 2009 elas foram exceções, poucos seriam os nomes "discutíveis", se é que se pode discutir a cabeça dos outros... Acho que estão de Parabéns! Assim como o "Zeca Tocantins", que conduz com muita competência a organização do festival, e os outros envolvidos, como os funcionários do teatro (Chico, Jairo e X) e os músicos classificados.
Esse ano tivemos grandes músicas, letras interessantes, melodias criativas, enfim, gostei do nível do FMI 2009, manteve a tradição e apresentou novas caras, inclusive o campeão é de Grajaú/MA, "Brasil Caboclo" - nome da música de estilo regional, bem interpretada e letra cheia de "brasilidade" - em segundo, uma música ainda mais "brasileira" e gostosa de ouvir, estilo novelas da Globo que retratam o Rio de Janeiro (isso era p/ ser um elogio...), "Narcisa", Chico Marthan, em terceiro, uma surpresa e tanto, o teatro prestigiou o rock moderno, Rockadelic com "O antigo eu", que tinha um refrão "mais ou menos" assim: "O antigo eu, agora não sou, owww, owww", empolgava demais, parece muito simples, mas, a melodia ajuda muito e o povo gostou e cantou junto. Foi merecido! Até porque os meninos tocam bem mesmo e tem a presença de palco trabalhada, assim como também foi merecido o prêmio de aclamação popular para o rap "Lamentos" que retratava as injustiças sociais de nossa cidade, mencionava nome de bairros, lugares conhecidos da cidade, situações cotidiananas, enfim, letra engajada e bem interpretada, ou seja, quanto aos prêmios, os jurados merecem elogios, demonstraram que o FMI, realmente, é um palco eclético e que parece ter atingido uma maturidade em relação a abertura  para outras "praias" musicais.
Eu fiquei feliz em ver "Resiliência" ser bem reconhecida, e até ser bastante cogitada p/ disputar os primeiros lugares, mas, não só ela, como outras não-premiadas também mereciam, foi bastante competitivo o dia final do festival e a edição 2010 promete ainda mais, o valor de 10 reais na entrada do teatro foi o suficiente p/ lotar todas as cadeiras e chão do "Ferreira Goulart", enfim, viva o FMI e a cultura de Imperatriz que só tem a ganhar com a realização desse festival que já virou tradição, inclusive, o prefeito compareceu ao teatro na grande final e prometeu apoiar no próximo ano (já que a prefeitura em nada contribui com o evento), ou seja, a coisa "parece" que vai engrenar ainda mais... Então, viva a cultura de Imperatriz e esses guerreiros que lutam como podem para mantê-la viva!



Nenhum comentário:

Postar um comentário