15 de agosto de 2010

"No penses en una temporada, penses en una historia"


Todo ano o Real Madrid gasta milhões com contratações que prometem causar uma revolução na sala de troféus... No entanto, ultimamente, nem de longe tem sido dessa forma. Foi assim quando trouxe, recentemente, Cristiano Ronaldo e Kaká por 260 milhões de EUROS... Resultado? Nada! Só fiasco... Além do brasileiro mal ter atuado em virtude de contusões nos quadris, púbis e joelho. Muito pior que isso foi ter assistido com aplausos a ascenção de Messi - escolhido melhor do mundo FIFA 2009 - e mais um título espanhol para o Barça.
Sim... E daí!? E daí que o Barcelona cansado com essa política de marketing da equipe da capital decidiu lançar um lema provocativo que, na verdade, é uma lição de vida. O slogan é: "No penses en una temporada, penses en una historia". Vídeos mostram os atuais jogadores do elenco do Barça, ainda crianças, no centro de treinamento do Barcelona, onde foram educados e aprenderam a amar e defender as cores do clube. Ou seja, craque se faz em casa! Basicamente, seria essa a tradução brasileira para a campanha...
Sim... E daí!? E daí que a síntese da ideia é o pensamento a longo prazo - plantar hoje para colher amanhã. Acreditar que aquele esforço inicial terá uma recompensa, ainda que muito além de uma perspectiva simples de causa e efeito. Quem não precisa de um grande desafio p/ descobrir sua força, não é mesmo? Por isso sou fã do Barcelona. Praticamente, não faz negócio perdido e ainda fatura quando vende alguém... É uma breve tradução do que são princípios dentro de uma gestão esportiva.
Penses en una historia quando estiver diante de um sonho complicado, uma reabilitação física, um salto no escuro. Penses en una historia quando for questionado e cobrado indevidamente. Penses en una historia quando você tiver algo que já foi feito para se orgulhar. Penses en una historia quando imaginar um futuro melhor, ainda que à base de uma maratona cruel. Penses en una historia quando estiver afobado ou tomar atitudes impensadas. Penses en una historia para evitar erros repetitivos que não mais se legitimam. Penses en una historia quando for possível aquilo que parece extremamente complicado. No penses en la temporada! O dinheiro, para solucionar deficiências, muitas vezes, é paliativo. Passageiro. O que vem fácil, vai fácil. O que é construído cria raízes e é legítimo por si só. Chegou a hora de tomar decisões como um Barcelona. Até porque quase ninguém por aí tem 260 milhões de euros para solicionar problemas de uma hora p/ outra... Vamos suar a camisa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário