12 de setembro de 2010

Construir.



Quem já passou pela experiência de construir uma casa (Na verdade, acompanhar a construção e dar pitacos né)? Tá aí uma coisa corrida: pesquisar preços, fiscalizar trabalhos que você não entende bem, fazer cara de entendido em 80% das conversas com o pedreiro, pensar em economia e exigir o máximo de novidade, andar sujo, pisar no reboco, pagar uns micos e dar explicaçoes p/ vizinho. A maratona é puxada! Mas o sujeito-homem-macho-predador acho que só se realiza como sujeito homem-macho-predador quando compra o próprio carro e mexe com a construção de uma casa. Se ele vier a pintar alguma parede na obra, aí já é sujeito-homem-macho-predadore-X-Men-Origens.
É sempre válido conhecer um universo novo do mercado que todo dia tá a nossa frente, mas que tem segmentos que só se buscam em períodos específicos. A primeira observação que se faz, leigamente, é que construir é mais negócio que comprar feito. Muito mais. Seja comprar imóvel na planta, usado, terreno, etc. Construir é um grande negócio. Um exemplo: uma casa de 200.000 reais, pode ser construída por uns 60.000 e ainda ficar, totalmente, customizada. O lance é ter o pique p/ guentar construção... Os pequenos contratempos sempre dão as caras. Mas nada supera a sensação do grande negócio, é ou não é?
Nas andanças pelo mundo desconhecido percebi que, atualmente, a parte de iluminação dos imóveis mudou, radicalmente, de uns tempos p/ cá. O sujeito-homem-macho-predrador-administrador-do-bolso é um animal que gosta de perambular em busca das melhores ofertas. Pesquisar: porta, cerâmica, tijolo, telha, madeira, portão, ferro, vidro, tubulação, gesso e por aí vai... É mais ou menos como subir um prédio de 10 andares com a cama nas costas (talvez, 11). Acredito que o novato, como eu, precisa de uns três meses de estudo prévio antes de se meter a jogar lego ou fazer castelo de areia.  Caso a pessoa disponha de recursos para pagar os profissionais competentes em cada subdivisão de uma obra aí já são outros quinhetos... (ou oitocentos, ou novecentos). Mas qual a graça? Construir é colocar o capacete amarelo imaginário e sair batendo nas portas das lojas de materiais de construção. Muito mais empolgante! O google responde tudo, meu amigo. Tudo! Mostra imagem, planta de casa, sites com projetos que podem ser mudados, ideias sobre como lucrar com a venda, construir com responsabilidade e o que mais der na telha - isso não foi de propósito.
A construção é um troço tão complexo que foi tema para a melhor música brasileira do século XX Era uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada segundo a Revista Rolling Stone (Brasil) - Construção / Chico Buarque.  Só esse cidadão mesmo p/ fazer poesia de um tema tão concreto - isso foi de propósito:

"Amou daquela vez como se fosse a última
Beijou sua mulher como se fosse a última
E cada filho seu como se fosse o único
E atravessou a rua com seu passo tímido
Subiu a construção como se fosse máquina
Ergueu no patamar quatro paredes sólidas
Tijolo com tijolo num desenho mágico
Seus olhos embotados de cimento e lágrima
Sentou pra descansar como se fosse sábado..."

Além do ramo musical é óbvio que um tema tão relevante também é alvo certo do normativistmo jurídico. Merecem destaques dar uma lida no Código Civil, na chamada Lei do Condomínio, Estatuto da Cidade, legislação trabalhista, alguma coisa em direito tributário, entender de cartórios de imóveis, das normas sobre arquitetura e engenharia, e se precisar de dinheiro; de direito comercial, matemática financeira e boa lábia - do tipo Agostinho Carrara (A grande Família). Muito cuidado ao ir em um banco e conseguir crédito para construção. Essa fase, apesar de inicial, talvez, seja a mais importante, caso você não possua todo o dinheiro exigido para a empreitada. A Caixa econômica é vantajosa, ainda assim é muito muito muito burocrática, às vezes compensa dar uma conversada no Banco do Brasil, se o dinheiro a ser pego não for lá alguma coisa que se divida suavemente e se pagque rápido - em 60 vezes, é claro. (É um sintoma clássico de pobreza dividir as coisas em 60 vezes, mas funciona e quase toda família já fez um, pode acreditar!). Enfim, em síntese é isso: sujeito-homem-macho-predador-chapéu-de-construtor-amarelo é um ser pensante a ser observado com muita cautela.



Arn.

Nenhum comentário:

Postar um comentário