27 de novembro de 2009

Em tempos de "Lua Nova" (2009), muito melhor é "Casablanca" (1942)...




Em tempos de vampiros, lobos, vida eterna e romances modernos... Fui inventar essa noite de ver um filme tido como um dos melhores de todos os tempos: "CASABLANCA" (1942). Não vou negar que tenha assistido "Crepúsculo" (2008) e nem que volte para assistir "Lua Nova" (2009) - não sou dessas pessoas azedas que tem preconceito por longa bilheteria. No entanto, tenho consciência que esse não é "o grande cinema", não é desses filmes que vão se falar daqui a sessenta anos, aliás, todos os anos sempre teremos coisas parecidas e que gerem grandes receitas - é disso que é feita a Grande Indústria Cinematográfica.

Nas listas de melhores filmes já produzidos "Casablanca" sempre aparece com destaque. Um exemplo é a da American Film Institute (tida como a maior autoridade em cinema nos EUA), onde encontramos: "Citizen Kane" (Cidadão Kane - 1941) em primeiro, em segundo... Qual? "Casablanca"! Em terceiro, "The Godfather" (O Poderoso Chefão - 1972), esse nem precisa de maiores comentários... Tive a felicidade de já ter assistido os três e posso garantir que, polêmicas à parte, a lista é criteriosa...

(Link da lista completa com os títulos originais dos filmes: http://en.wikipedia.org/wiki/AFI's_100_Years%E2%80%A6100_Movies).
Outras listas apontam "Casablanca" como o melhor da história - o que nem de longe também se poderia contestar:(http://www.omelete.com.br/cine/17412/Casablanca_e_eleito_o_melhor_roteiro_da_historia_do_cinema.aspx).



Sobre o filme: A cidade de Casablanca, então localizada no Marrocos governado pela França de Vichy, era o penúltimo ponto na rota à América. Os refugiados que ali residiam necessitavam de um visto (Letter of transit) para Portugal, e apenas em Lisboa embarcariam em um navio para o Novo Mundo. Um dos locais de encontro era o bar Rick´s. Seu dono, Rick Blaine, é um homem que tenta não se envolver com a política, pois seu estabelecimento é frequentado por todos os tipos de clientes, como nazistas, aliados e ladrões, entre outros. Rick também é amigo do corrupto Capitão Renault.

Um dia um major alemão vai a Casablanca em busca de um ladrão que havia roubado duas letter of transit. O casal que necessitava destes documentos para sua fuga à América era Ilsa Lund e Victor Lazlo, importante líder da resistência tcheca. Rick e Ilsa se encontram e relembram o passado que tiveram juntos. Na tela, a música imortal deste relacionamento (As time goes by) é interpretada por Sam - o pianista do Bar de Rick.

Notório por conciliar suspense, aventura, intrigas, amor platônico, triângulo amoroso, comentários políticos, humor e Segunda Guerra Mundial sem soar indigesto, o roteiro de Casablanca é uma das mais célebres e bem-sucedidas compilações de fórmulas prontas da história. De quebra, ainda tem alguns dos diálogos mais famosos do cinema. Uma coisa é quase indiscutível: é o melhor filme romântico de todos os tempos. Casablanca, vencedor de 3 Oscars (melhor filme, direção e roteiro em 1943). O filme permanece na cabeça de todos que o assistiram. Sem efeitos especiais ou qualquer outro adorno desnecessário, "Casablanca" é marcado pela excelência técnica de diretores e atores. É uma obra de arte. Enfim, é fodão! Então, antes de assistir a saga do "vampiro da moda" e achar que tá diante de algo eterno (além do vampiro), tentem assistir esse filme que é muito mais que uma dica.

"- Sempre teremos Paris".

"- Esse é o incício de uma bela amizade".

A trilha sonora que o leitor jurava que não deveria conhecer é uma das mais interpretadas da história cinema (outro motivo do sucesso do filme):


(Link do Youtube da cena em que a música "As Times Goes By" é tocada pela primeira vez no filme).

"You must remember this
A kiss is still a kiss
A sign is just a sign
The fundamental things aplly
As time goes by..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário