19 de dezembro de 2009

Cê tá pensado que eu sou LOKI? Mutantes e Arnaldo Baptista são TOP TOP



Após circular pelos festivais nacionais, ganhando prêmios, o documentário (produzido pelo Canal Brasil e dirigido por Paulo Henrique Fontenelle) faz sucesso também em festivais internacionais - San Francisco, Argentina, San Diego e Seattle e etc... O papo aqui é sobre música de qualidade e uma das melhores bandas de todos os tempos: "Os Mutantes".
Depois dessa semana eu me senti um completo leigo em música. Já conhecia algumas dos Mutantes, mas não sabia da tamanha importância da banda. Foi depois de ler a lista da Rolling Stones com as melhores músicas brasileiras do Séc. XX que pude entender a dimensão desse grupo... Quer saber o que eu significa "dimensão" nesse contexto? É por exemplo o Kurt Cobain escrever uma carta p/ Arnaldo Baptista dizendo que o amava, que as composições do brasileiro mudaram sua  vida e que o artista mutante não poderia parar! Outro exemplo seria o diverso número de músicos americanos afirmando, categoricamente, no filme que Os Mutantes foram melhores que os Beatles... A banda é adorada na Inglaterra, EUA, América Latina, em tudo que é canto. Enfim, é revolucionária... Experimental! Um grupo formado por três grande nomes: Arnaldo Baptista, Sérgio Dias e Rita Lee (a ovelha negra da família) no auge da ditadura.


O Filme "Loki" é um mensageiro fiel do que foi a história pessoal de Arnaldo Baptista na música, desde seus problemas com LSD, hospícios, separação conjugal com a Rita Lee e reinício... O cara é cultuado! Todas as listas de grandes da música brasileira o nome dele está presente. A "BBC" declarou, por exemplo, em uma lista dos discos mais experimentais de todos os tempos, que "Os mutantes - Os mutantes (1968)" está a frente de  "Beatles - Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (1967)" como experiência musical. Veja bem, estamos falando da mídia inglesa... Terra do Iê, Iê, Iê.

"De acordo com a resenha, Os Mutantes foram influenciados pela experimentação dos Beatles, "mas como viviam em um país onde pedais (de efeitos sonoros) não existiam, os irmãos Baptista de São Paulo tiveram de criar os seus próprios". (Trecho da reportagem)

Vale muito a pena assistir "Loki - Arnaldo Baptista", é um experiência humana e musical acima de qualquer crítica e que merece ser admirada. Pra quem tá perdido em todo esse assunto... Vale ouvir:

A minha menina
Balada do Louco
Panis et Circenses
Ando meio desligado (aquela regravada pelo Pato Fu)
Top Top
Vida de Cachorro
Cê tá pensando que eu sou Loki?
Ainda vou transar com você (No grosso da Ditadura pesada no Brasil...)
2001
Fuga nº II

(Link da reportagem mencionada da BBC - Londres)
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2005/02/050211_mutantesbg.shtml

Um comentário: