16 de novembro de 2009

Ligamento Cruzado Anterior + Menisco (Joelho)

Tome bastante cálcio. Seja cuidadoso com os joelhos. Você vai sentir falta deles." (FILTRO SOLAR; Pedro Bial).

Pergunte a um atleta profissional: Qual a parte do seu corpo que mais preocupa na prática esportiva? Possivelmente, a grande maioria vai responder apontando logo abaixo: "JOELHO". Ele é o vilão! O joelho é a articulação mais temida com toda razão, tem um formato complexo que envolve osso, menisco, ligamento, cápsula e músculos em uma numerosa relação de detalhes que precisam estar sempre bem encaixados para que tudo funcione bem - é aí que mora o perigo. Se o joelho é o vilão, o principal motivo da choradeira vem representado numa sigla - LCA (Ligamento Cruzado Anterior). Deseje sentir qualquer dor no corpo humano, mas nem no seu pior sonho queira saber o que é romper o ligamente cruzado anterior... Infelizmente, passei por isso no dia 08 de Março de 2008 em uma partida do campeonato imperatrizense de Futsal e, desde então, as coisas tem sido dolorosas por aqui - Quer um conselho? No primeiro estalo, procure um médico - uma das características envolvidas na lesão do ligamento cruzado anterior é que, dificilmente, ela virá sozinha, em geral, está associada com a lesão do menisco medial (uma espécie de amortecedor que fica entre o fêmur e a tíbia, importantíssimo na absorção de impactos). Infelizmente, não deu de fugir muito as regras do joelho bichado, quando rompi o ligamento cruzado completei o pacote e lesionei o menisco medial. Que beleza! A dor é indescritível, mas se é que se pode descrever uma dor, acho que a melhor forma seria: ARGHHHH! PUTA QUE PARIU! ARH! QUEBROU, QUEBROU! A confirmãção do rompimento vem através de ressonância magnética, apesar que os gritos já servem como um prenúncio nada animador...


A intenção desse texto é compartilhar com alguém que, por ventura, tenha passado pelo mesmo problema e busca informações sobre o assunto na internet. É importante fugir do aspecto científico e conhecer também o lado de quem sente a dor e passa pelo problema, ler textos de blog sobre o assunto é uma fase comum nas novas aquisições do joelho rompido - depois que você se machuca e se propõe a entender do assunto, não é qualquer médico que intimida com termos desconhecidos. Hoje, o google e o youtube deixam qualquer leigo com uma boa noção do que seja o cenário. Dessa forma eu segui! Entre um link no google, um vídeo no youtube, um fórum de discussão na internet, pude entender um pouco mais do universo do joelho e, se não amendrontou menos, também não rancou nenhum pedaço... Por falar em pedaço, quando você sofre a lesão do menisco, a parte lesionada é retirada em uma cirurgia conhecida por "menisectomia", realizada por via artroscópica - enfiam uma câmera no seu joelho, porém a área utilizada para isso é mínima, os pontos ficam quase imperceptíveis. Isso mesmo! O médico enfia uma camêra na sua perna e retira o que tiver danificado em seu menisco. No meu caso, após muitos estalos, outros estalos e tá, tá, tá-tá, tá-tá-tá, crec, foi preciso retirar 90% do menisco medial no momento da reconstrução do ligamento cruzado anterior, por uma técnica moderna, onde são utilizados três parafusos inseridos no fêmur e na tíbia (calma, fica tudo dentro de osso... Nada de Robocop!). A fisioterapia é decisiva na reabilitação, o ganho de flexão e extensão é progressivo e por volta de seis meses, você é um sujeito recuperado, com um novo joelho.
                                                               

A lista dos que passaram pelo problema é enorme, vale destacar um nome que, felizmente, está na moda: NILMAR! Quem não é fã do Nilmar!? Impossível não ser! Ele corre igual o papa-léguas (um de seus apelidos), tem habilidade de um jogador de futebol de salão, cabeceia como um centro-avante de 1,90 cm e ainda é humilde. Por essas qualidades Nilmar já deveria ser admirado e não é por menos que marcou 5 dos últimos 6 gols da seleção brasileira (o último na vitória de 1 a 0 contra a Inglaterra, 14-11-2009). Ainda assim, o seu histórico de superação é ainda mais surpreendente que o talento... O jogador foi submetido a duas cirurgias de LCA, isso mesmo, DUAS! Uma em cada joelho... A maneira como se deu a segundo contusão foi cruel - meses depois da volta aos gramados após sua primeira cirurgia de LCA, em um jogo contra o Palmeiras, Nilmar rompeu sozinho o LCA do joelho esquerdo... Imagine como fica a cabeça de uma pessoa que lutou diariamente contra um problema tão dolorido e recheado de privações machucar logo no primeiro dia de rendeção... O NIlmar merece todos os elogios, hoje, ele joga com quatro parafusos, 2 em cada perna e ninguém nem sonha com isso quando olha aquela flecha em direção ao gol. Outro nome que todos lembram quando se fala de joelho é do não menos admirado Ronaldo Fenômeno (RONALDO... E Brilha muito no Corinthians!) - que não chegou a sofrer com esse problema em foco, ainda assim, superou longas recuperações de cirurgia em joelho e sempre com sucesso. Quem não se lembra da Copa de 2002? Campeão e artilheiro após longo período de inatividade.
Pois bem, aos interessados, aprofundem mais o assunto em sites especializados, existe muita coisa boa divulgada na internet sobre o assunto, que evolui rapidamente. Para finalisar essa abordagem simples do tema, vamos apresentar algumas imagens relacionadas à cirurgia de Menisco + LCA, após a ida ao consultório e a realização de exames iniciais pelo ortopedista, a confirmação da lesão vem através da ressonância magnética... O percurso é longo, mas com calma, fé e fisioterapia... Tudo termina bem!
Ressonância Magnética:


Cirurgia via artroscópica (Inserção do Parafuso Transfix):

Retirada da parte lesionada do Menisco:


Parte Lesionada do Menisco:

Serão submetidos a limpeza e sutura para confecção do enxerto.
                                                                 

Parafuso Absorvível

Imagem do ligamento via artroscópica

Fisioterapia de Joelho




93 comentários:

  1. Anônimo11.3.10

    Qual tipo de anestesia te dão ? Geral ou localizada ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo6.7.12

      Oi, já fiz cirurgia de lca, e me deram a localizada (cintura p baixo). É bem tranquilo

      Excluir
  2. Anônimo30.3.10

    Anestesia RACK ou HACK

    ResponderExcluir
  3. Anônimo13.4.10

    quanto custa uma cirurgia de LCA e menisco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo22.3.12

      tambem quero uma resposta do valor

      Excluir
    2. Anônimo21.7.12

      estou preste a fazer uma cirurgia de lca, mas gostaria de saber também o preço

      Excluir
  4. Anônimo24.5.10

    A anestesia normalmente é raquediana, porém, muitos médicos optam pela peridural, podendo deixar a punção ao longo da internação afim de infundir anestésicos que aliviam a dor! Enfermeira :D

    ResponderExcluir
  5. Diego cr17.6.10

    quando se retira o menisco é possível voltar a jogar mesmo com a folga que fica?

    ResponderExcluir
  6. Anônimo27.6.10

    Colegas, fiz LCA + Menisco meidal (menisectomia) Joelho esq. em 2001, me recuperei em pouco mais de 4 meses e alguns dias, mas a minha dedicação foi insana.
    Agora em 19/06/2010 fiz a mesma cirurgia no outro joelho (direito) e após 4 dias, já iniciamos a fisio e passo bem, com uma extensão quase na sua totalidade e flexão de 125 graus naturalmente.
    Claro que não estou forçando! Seja decidido, se quer se recuperar, se dedique, faça regularmente sua fisio seguindo as orientações dos profissionais e seguido de muita, muita bolsa de gelo, afim de evitar dores e inchaços.
    procure um bom médico para a sua cirurgia, pesquise seu currículo na Net e boa sorte.
    Digo que vale muito a pena a cirurgia, pois a vida recomeçará logo após estes + ou - 5 meses e não deixe de viver.
    Ney Peterson
    Jandira/SP
    ney_peterson@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Anônimo9.8.10

    Estou preocupado com essa operação de joelho! Joguei futebol e rompi o Ligamento cruzado anterior e o menisco medial! Já machuquei várias vezes fazendo movimentos! Da última vez machuquei o joelho retirando o sapato, dá pra acreditar? dessa vez machuquei pela 6° vez! Bom, gostaria de saber quanto custa essa operação, pois no início de 2011 quero operar e voltar a jogar futebol novamente! Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo31.8.10

    viu jah faz sete meses que fiz a cirurgia de reconstruçao de ligamento anterior e menisco!!mas agora ta me encomodando muito o parafuso,sera se eu tirar ele eu corro algum risco maior?

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde. Eu operei duas vezes de LCA, uma em cada joelho. Fiz uma de menisco no joelho esquerdo e tive o LCA rompido denovo no joelho direito nesse ano, 2010. Simplismente Foram 3 cirurgias e estou preste a fazer outra. Eu jogo Handebol e tenho apenas 18 anos. Venho machucando desde o final do ano de 2007, e continuo sonhando com a minha volta.
    Me espelho em varios jogadores q tiveram mais de uma lesao grave, mas eles tem tratamentos avançados e de alta qualidade.
    Você acha que estou insistindo demais para voltar a jogar? Ou com fé eu ainda vou conseguir? Pois eu tenho fé, mas a realidade parece ser outra.
    obriga, e fico ansiosamente esperando sua opiniao.

    ResponderExcluir
  10. em media quanto custa a cirurgia de lca ???

    ResponderExcluir
  11. joao bastos filho16.9.10

    dependendo do tipo do material isso pode variar muito,voce pode gastar ate 30 mil reais o ideal e vc fazer um plano de saude sem carencia ou com carencia de 6 meses que custa mais ou menos uns 150 reais dependendo da idade e fazer a cirurgia

    ResponderExcluir
  12. Anônimo28.9.10

    Pessoas, boa noite!!! o meu caso é mais complicado:
    Acho que eu to fu... rsrs
    Rompi o LCA + menisco do J.E. duas vezes, isso mesmo duas vezes. Na primeira vez que eu fiz cirurgia (2007) fui um pouco imprudente meu tempo de recuperação era de seis a oito meses p/ voltar a praticar atividade fisica, eu quis voltar a jogar bola(CAMPO DE VARZEA E CHEIO DE BURACOS) em apenas dois meses. Resultado, nem precisa dizer né, rompi novamente!!!
    Fiz a segunda cirurgia em 2008 e, apesar de ter seguido toda orientação que o médico receitou, o mesmo informara p/ eu parar de jogar bola, ou pelo menos maneirar.
    Poxa, eu ouvir essa fatalidade de que eu tenho de maneirar na bola? nossa é a mesma coisa que dizer que eu não poderia gerar um filho (perdoe-me a comparação), mas eu sou apenas mais um dos milhões e milhões de homens que são completamente apaixonados pelo futebol e praticantes desse esporte tão vistoso (rsrs).
    Enfim, Eu tentei engolir as palavras dolorosas de um profissional bastante conceituado pedindo para que eu maneirasse no futebol e comecei a por "incrença que parível" deixar a pratica futebolistica em segundo plano no decorrer dos anos de 2008 e 2009 e comecei a fortalecer meu joelho.
    No fim de 2009, comecei a voltar "bem de leve" a chutar uma bola, fui percebendo que meu joelho não dava nenhuma evidencia de problemas e também não dava nenhum falseio, embora me sentisse inseguro p/ jogar. E aos poucos essa confiança foi voltando até que, quando menos percebi, no meio de 2010 ja estava eu, jogando bola de sextas à noite, sábados a tarde e a noite e aos domingos pela manhã quanto mais eu jogava mais queria ficar jogando, parecia um dependente físico quando este está completamente dominado pelo tóxico, quando passava um final de semana sem jogar uma bolinha que seja, minha semana tornara-se horrível, parecia que estava faltando algo p/ minha satisfação pessoal e p/o meu desenvolvimento profissional (afinal, na semana eu tenho um emprego né! não é só de bola que eu vivo rs).
    Bom continuando minha história, cheguei a uma conclusão: F**DEU!! ACHO QUE ROMPI NOVAMENTE O LCA DO MESMO JOELHO E O MENISCO. Algúem pode me dizer se ainda tenho como recuperar o meu joelho (3 CIRURGIAS NO MESMO)??? Mas gente, pelo amor de Deus, quero voltar a jogar bola (sei que sou cabeça dura, mas o futebol é meu anti stress, é a unica coisa que realmente me faz bem - ou uma das coisas..rsrs) obrigado pela sua atenção e espero que você possa me ajudar, ou orar por mim p/ que eu tenha mais juízo um dia...rs
    Um grande abraço.

    EdeU TiAgo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo31.7.12

      conselho ...faça cirurgia e faça a recuperação certinho, afinal o seu joelho é que te mantem em pé, pq tres cirurgias nao é fácil heim colega, e se for ajudar joga games de futebol é muito legal e vc preserva seu joelho. Abraço

      Excluir
  13. TIO XICO9.10.10

    SOU O MAIS NOVO BICHADO DO JOELHO DO FUTSAL BRASILEIRO ;////////// ME TREMI SÓ DE VER A FURADEIRA NO JOELHO PUTA QUE PARIU MEU IRMAO EU VOU NAO É NEM PRA FACA É PRA FURADEIRA É COMO DIZ O TEXTO É UMA DOR DE QUE QUEBROUUUUUUUUUUUUUU O CRAVETOOOOO E SEM EXPLICAÇÃO TALVEZ A DOR NÃO SEJA PIOR MAS EU ACHO QUE NAO JOGO FUTEBOL NUNCA MAIS E SÓ O BOM JIU JITSU QUE NÃO DÁ LESÃO QUE DEUS ESTEJA COMIGO GOSTEI DO SITE APESAR DOS PESARES TO NA FISIOTERAPIA PRA SOLTAR A PERNA PRA OPERAR ABRAÇO RODRIGO DE PORTO ALEGRE

    ResponderExcluir
  14. Anônimo22.11.10

    Pior sou eu que rompi o LCA só alongando acreditam??
    Até o medico achou estranho,ele acha q ja tinha alguma lesao pq isso nao é comum acontecer.
    Estou esperando a carencia do meu convenio pra operar...Deus Abençoe a mim e a todos!

    ResponderExcluir
  15. Anônimo26.11.10

    Gostaria de saber com quanto dias conseguirei firmar bem o meu pé no chão?
    fiz uma cirurgia de lca sexta feira passada e até agora so consegui me movimentar bem pokinho .

    ResponderExcluir
  16. Anônimo6.12.10

    ai tio xico...nao pensa q o jiu nao se machuca nao ,pq eu me lesionei lutando viiu....uhasuashsua desculpa!Porem eu acho muito mais valido vc se machucar fazendo um jiu q é muito bom,do q jogando bola "

    ResponderExcluir
  17. Mário19.1.11

    Anestesia Raqui-Medular!

    ResponderExcluir
  18. Anônimo26.1.11

    operei de menisco e lca em dezembro de 2010 o pos operatorio e terrivel senti muita dor mas com a graça de deus estou me recuperando

    ResponderExcluir
  19. Anônimo7.2.11

    BOM DIA?
    PESSOAL EU ROMPI O LIGAMENTO CRUZADO DO MEU JOELHO,(D) E JÁ FAZ 7 ANOS QUE VENHO PROCURANDO FAZER A SERUGIA, O SUS NÃO COBRE ESSE TIPO DE SERUGIA AQUI NO MUNICIPIO, TENHO MEDO DE FAZER COM OUTRO MEDICO QUE NÃO CONHEÇO,POIS SÓ CONFIO NO MEU QUE ESTA ME ACOMPANHANDO ESSES 7 ANOS.
    TEM PROBLEMAS DENTRO DESSES 7 ANOS SEM FAZER A SERUGIA. VOCÊS SÃO MINHAS FONTES DE CONTINUA A SONHAR E JOGAR MEU FUTEBOL QUE SEMPRE AMEI.
    OBRIGADO PELA ATENÇÃO DE TODOS FICAM COM DEUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo28.4.12

      Fiquei 4 anos para operar apos ruptura total do LCA, e a unica coisa ruim é que quanto mais tempo passa aumenta as chances de terem outras lesoes como menisco e infelizmente cartilagem, o que pode trazer problemas na velhice, pois quem temproblema de menisco tem 2 x mais chances de ter artrose na velhice do que quem nunca teve esse problema e quem tem problema de cartilagem 5 x mais chances segundo ortopedistas. A cirurgia é tranquila então apenas procura um ortopedista especialista em joelho que esta tranquilo, o pós operatório realmente é péssimo, muito dolorido mas depende muito do seu esforço e do seu limiar a dor. A grande questão se vai voltar a jogar bola e se realmente vai seguir a risca os cuidados pós cirurgia, fisioterapia e com o passar do tempo, aproximadamente 2 a 3 meses de fisio após a cirurgia musculação para fazer reforço muscular pois com a cirurgia e a subutilização da musculatura da perna operada perde-se muita massa muscular que se nao for reposta com musculação poderá ocasionar nova lesão. Fiz direito apenas a fisioterapia até acabar com as limitações d emovimento e dor depois relaxei e não fiz uma boa musculação pos fisioterapia entao tive que ter mais cuidado para nao me lesionar novamente mas se fizer certinho as chances de machucar sao as mesmas de quem nunca operou, alias comparado a uma pessoa do seu mesmo peso e com a mesma musculatura é claro. Imagina comparar o Neymar com um jogador mais pesado, a chance de um menino levinho daquele machucar ligamento é bm menor que um adriano ou ronaldo em função da estrutura fisica né. Espero ter ajudado a quem precisar dessas informações. Boa sorte a todos

      Excluir
    2. Ajudou muito! Otima explicação. Estou no Pos operatorio, fazem 16 dias que operei. Vou cuidar agora depois da fisioterapia com musculação pois realmente perdi muita massa muscular. Obrigada, Um grande Abraço

      Excluir
  20. Anônimo13.2.11

    Tenho minha cirurgia do LCA marcada para agora dia 17/02. Seja o que Deus quiser. Gostei das manifestações aqui no blog, pois me animaram! vlw Graças a Deus que tenho plano de saúde, porque R$ 30 mil não dá!

    ResponderExcluir
  21. Anônimo6.3.11

    É, depois de ler bastante sobre o assunto e poder compartilhar as histórias aqui contadas, estou me familiarizando com o nosso problema. Rompi o LCA lutando judô, e só agora depois de uma ano e meio lesionada vou partir para cirurgia. Pelo que vejo, o pós operatório não é nada fácil, mas há de ser melhor do que levar uma vida limitada com vinha levando. Pra quem pratica esporte desde criança, ser banida das atividades é muito doloroso. Espero que de tudo certo, pra eu poder voltar aqui e falar sobre minha recuperação.

    Abç,
    Fernanda

    ResponderExcluir
  22. rompi os ligamentos faz uns 5 anos ,o medico falou que ta atrofiando o meu joelho e é melhor operar logo se não vo ficar perneta (rengo) pra sempre quanto custa essa operação???alguem sabe ao certo??

    ResponderExcluir
  23. Anônimo18.3.11

    o sus cobre cirurgia video artroscopia do ombro

    ResponderExcluir
  24. Anônimo23.3.11

    Machuquei meu joelho com 20 anos jogando bola estou com 31 anos e não tenho + firmeza pra correr às vezes ele dói se eu forçar. o que quero saber é o seguinte quero poder operar e saber quanto custa em media e o principal o tempo de recuperação pq. eu passei na prova da policia e a previsão q devo ser chamado em novembro d 2011 queria saber se da pra operar e me recuperar ate novembro pq. o exame físico é puxado desde já agradeço a atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo12.4.12

      EU TAMBEM FIZ A PROVA DA PM FIZ 71 E O CAPITÃO WAGNER FALOU QUE CHAMARÃO NO COMEÇO DE 2013 2º CHAMADA EU TAMBEM FIQUEI COM MEDO E PROCUREI O DR. AGRIPINO R. MAGANHÃES E HOJE TA COM NOVE DIAS QUE EU MIM OPEREI DE MENISCO E LCA, HOJE EU FIZ A QUINTA SESSÃO DE FISIO TO MIM RECUPERANDO BEM TENHO MUITA FÊ QUE EM SEIS MESES TO NOVO DINOVO, HÁ A CIRURGIA É CARA MESMO ESSE TAMBEM FOI O GRANDE PROBLEMA PARA MIM MAIS GRAÇAS A DEUS O MEU MEDICO MIM AJUDOU MUITO, COMO EU TENHO AMIZADE COM ALGUNS MÉDICO EU OPEREI PELO SUS E PAGUEI SÓ O MATERIA R$ 38OO.00 E TO PAGANDO A FISIO R$ 20.00 A SESSÃO E ISSO É PROMOÇÃO VIU RSRS, TU FEZ QUANTO NA PROVA ? joceliomelo@yahoo.com.br

      Excluir
  25. Anônimo7.4.11

    Ola Rapaziada gostei mto da sinceridade de vcs ontem fiz um RM, tenho uma dor mto forte bem ensima do joelho não posso ficar mto tempo sentado q comesa doer, andar de bike tbm doe pra caramba pior q gosto jogar meu futebolzinho abraço espero q não preciso entrar na faca

    ResponderExcluir
  26. Anônimo15.4.11

    eu fiz essa cirurgia sem anestesia nem dói muito.

    ResponderExcluir
  27. ola amigos LCA ,minha amiga ira fazer essa cirrurgia esta semana sei que ela esta preoculpada e mervasa mais vou pedir para ela ler essas mensagens e depoimentos pois tenho a certeza que vai ser uma grande ajuda nao só para ela como para outras pessoas que estão na mesma situação abraço para todos.

    ResponderExcluir
  28. Fiz uma cirurgia do joelho direito em Juazeiro Bahia, foram apenas dois furos como disse-me o médico, a operação foi um sucesso, tem apenas quatro dias e sinto-me muito bem.Só quem me encomodou foi a anestesia RACK. O meu médico foi Dr. Rodrigo da SOTE.

    ResponderExcluir
  29. THIAGO5.5.11

    ANTONIO adorei teu depoimento, vou fazer na SOTE tbm semana que vem... to um pouco preocupado porque pratico esporte e nao quero deixar minhas competições... que de tudo certo, se Deus quiser!

    ResponderExcluir
  30. Já voltei a jogar bola e o LCA está muito bem, o problema é quando a cirurgia vem associada ao menisco... Tive que retirar o medial e, isso sim, causa incômodo. Quanto as cirurgias de LCA, atualmente, em nosso país os resultados são satisfatórios e a recuperação cada vez mais rápida. Não deixem de fazer um bom pós-operatório, com fisioterapia, manutenção do peso e fortalecimento muscular... Obrigado pelos e-mails e comentários. Abraços.

    ResponderExcluir
  31. Anônimo13.6.11

    Olá galera minha cirurgia de LCA já ta marcada, é a 2º pois já fiz uma artroscopia no mesmo joelho. Que deus me ajude, um abraço

    ResponderExcluir
  32. Anônimo27.6.11

    Sou atleta de wushu kung fu há 20 anos. em 2004 rompi o LCA, e os Meniscos depois de fazer um salto e aterrisar na abertura. estava treinando para uma competição no Estados Unidos, e como não tinha seguro de saúde lá, os medicos me mandaram pra casa, dizendo que foi somente uma torção. 2 semanas depois minha perna estava roxa, quase preta, 3 semanas depois fui para UTI com parada respitatória e cardíaca, e lá descobri que estava com trombose e tromboembolia pulmonar e com um coágulo indo para o coração. Quando o risco de vida passou, ouvi os médicos falarem que talvez teriam que amputar a minha perna por conta do tempo sem circulação sanguínea por conta do coágulo. Mas no final daquele mesmo dia a circulação voltou ao normal e não foi preciso tal atitude drástica. Voltei para o Brasil de muletas e com uma dívida de quase 20 mil dólares. Cheguei em Brasília fiquei internada 2 meses, e fiz uma artroscopia. depois de meses de fisioterapia, tive que fazer uma nova cirurgia de construção do LCA, com 1 cm retirado do ligamento patelar do outro joelho. 4 meses depois voltei a treinar e em 5 meses fui campeã Universitária Internacional... foram 12 meses de dores, ralação e suprerações, mas tudo valeu apena. Hoje, 7 anos depois das cirurgias, rompi novamente o LCA e os meniscos, porém sem trombse... vou tirar a cirurgia de letra!! é amanhã! =) logo logo estarei de volta!! NUNCA DESISTAM...

    ResponderExcluir
  33. Erick Magnani29.6.11

    Fiz a RLCA em dezembro de 2009, joguei bola ontem e não consigo esticar minha perna totalmente, sinto uma dor enorme, se por acaso rompeu novamente o LCA, seria possível outra cirurgia no mesmo joelho? erickmagnani@hotmail.com

    ResponderExcluir
  34. Anônimo4.7.11

    cara,muito bom texto !!! Mas a anestesia é local ou geral ?? Ae faz a cirurgia, para por 6 meses- com fisioterapia- e se voltar a jogar bola tem risco da operação "ir para o sako" , romper de novo ??

    ResponderExcluir
  35. Anônimo14.7.11

    Olá turma do LCA rompido...sofri um acidente de moto em janeiro/11, fraturei o condilo tibial, lesionei menisco e rompi os ligamentos cruzados, medial e lateral. Dia 28/06 passei pela cirurgia, estou me recuperando bem. Nos primeiros dias muitas dores, agora com 16 dias de cirurgia já aliviou bastante...mas ainda tenho muita insegurança em relação ao resultado. Medo de ficar sem firmesa, de ficar mancando..sei lá passa mil coisas na cabeça...Mas seja o que Deus quizer...
    Boa sorte prá nós todos!!!

    ResponderExcluir
  36. Anônimo21.7.11

    É, o tal LCA é o tormento de muita gente, e agora é o meu também!!
    Há mais ou menos 4 anos eu machuquei meu joelho direito, doeu pra caramba!! Na epoca não tinha plano de saúde, tratei com gelo e ficou tudo bem... Mas sempre que eu fazia um movimento de giro ou parada lateral ele meio que saia do lugar, doia, mas era suportável...
    Como muitos aqui, a bola é minha paixão, então, ha cerca de 1 mes atrás eu procurei um médico super conceituado aqui em Brasília, o Dr. Lindson Lobo, sobrinho do Paulo Lobo, procurei pq queria ver o que eu tinha de verdade.. ele pediu uma ressonancia, marquei pra semana seguinte. Tinha bola no outro dia, e por coincidencia do destino, lasquei o joelho de novo, eu rompi de vez, e nem foi numa jogada brusca, simplesmente apoiei no chão e o joelho estralou.. a dor é gigantesca!!
    Joelho inchou na hora, fui pro hospital, retirei o sangue, enfaixei e GELOOOO... 10 dias em casa!!
    Voltei no Dr. Lindson, fiz a ressonancia e deu lesão de LCA, mas sem afetar o menisco, graças a Deus!
    Enfim, marquei a cirugia pro dia 07/08/11 e espero passar bem por tudo isso!! To doido pra voltar a jogar bola e pedalar!!

    Leonardo - DF

    ResponderExcluir
  37. to lascado, eu tenho q fazer cirurgia d lca e eu nao tenho dinheiro

    ResponderExcluir
  38. alguem sabe como eu posso fazer?

    ResponderExcluir
  39. Anônimo19.8.11

    Galera após 13 meses da minha 1ª cirúrgia de LCA rompi o mesmo porém lesionei o menisco medial junto tbm.O meu pós operatório foi tranquilo senti dores apenas nos 3 primeiros dias;Queria saber se alguém que já fez RLCA e RLCA+Menisco, qual das duas o pós operatório dói mais ou se a dor é igual??Estou com receio pois acho que RLCA+menisco vai ser fudido de aguentar.

    ResponderExcluir
  40. Anônimo3.9.11

    Olá turminha do LCA' Me chamo Rayane tenho 22 anos, pratico esporte,... Realizei a cirurgia LCA, HJ fazem 20 dias, Ja iniciei a FISOTERAPIA a cirurgia é tranquila o ruim é a reculperação pois é lenta, mas só em pensar que estou previnino problemas maiores no futuro é satisfatorio. . O percurso é longo, mas com calma, fé e fisioterapia... Tudo termina bem! Pretendo joga CAPOEIRA novamente Claro se Deus permitir . Boa sorte a todos'

    ResponderExcluir
  41. Anônimo5.9.11

    Oi gente mais um no time dos lesionados, felizmente não tive problema de LCA porem segundo minha médica informou menisco lateral lesionado é o que mostraram ecografia e raio x joelho esquerdo, solução: Cirurgia. Se não fôsse as consequencias futuras não operaria de jeito nenhum, pois não levo jeito para ter parafusos estilo robocop, rsss! boa sorte a todos nós.

    ResponderExcluir
  42. Anônimo27.9.11

    I aii galera.. no dia 11/06, fiz a cirurgia de LCA e menisco,foi colocado dois pinos de titâneo.. fiqei 3 anos c o joelho rompido e só agora em 2011 pude fazer a cirurgia.
    Por mando do médico, procurei físio somente depois de 1mês e 4dias, quase tive uma fibrose por conta da demora da físio... agora jah estou bem, faltam 5 seções no total de 20. Mas oqe eu mais qero.. e voltar a jogar bola.. só ano qe vem, lá por abril ou maio.. A extensão tá quase 100% flexão tbm.. Voltando a trabalhar jah.. eh isso ae.. abraxx

    ResponderExcluir
  43. Anônimo7.11.11

    e ai galera!
    eu rompi o lca,lcp(posterior),ligamento colateral medial e tive varios edemas osseos,na tibia e no femur,faz 2 meses q operei com o dr.:Luis Roberto Stigler Marczyk,em porto algre.
    tive q fik 1 mes ingesado.comesei a fazer as ficioterapias e ja estou bem melhor,quase esticando totalmente e dobrando em torno 100°.
    eu pratico um esporte mei q perigosso(bem mais,ao meu ponto de vista,q o futebol),eu pratico BMX(manobras combicicleta).
    estarei recuperado daqui um 5 meses,mas estou com muito medo de voltar a andar de bike e ronper de novo;qual é a posibilidade de eu m ferra de novo,tambem gostaria de saber mais ou menos qual e a folga q fik depois da reabilitação!
    desde ja agradeso muito e muita boa sorte a todos nos! abraço!

    Geda,portao rs!

    ResponderExcluir
  44. RICARDO18.11.11

    Rompi o LCA jogando futebol e estou comedo de fazer essa cirurgia,de futuramente nao poder mais praticar esse esporte e nao ter a mesma mobilidade de antes mas vou pegar muito a DEUS para que venha a dar tudo certo.

    ResponderExcluir
  45. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  46. Olá galera LCA, há uma semana e meia, acho q comecei a fazer parte do grupo! apesar de fazer musculação, foi no piso molhado q torci o joelho!O médico do SUS, muito "atencioso" viu o raio x e disse q não tinha nada quebrado e me mandou p casa,isso sem tocar no meu joelho, o outro, mais atencioso, e pouco delicado... mexeu de cá, torceu p lá e disparou: Tá tudo rebentado aq! quase tive um treco, pediu a ressonâcia para confirmar, e mandou procurar um especialista de joelho. Como eu já estou com as passagens compradas p S. Paulo ( era férias)vou ver o que consigo por lá. Será q ficar firmando a perna para andar mesmo com apoio de muletas pode ser prejudicial, até fazer os procedimentos necessários? marly_.alves@hotmail.com

    ResponderExcluir
  47. adinã bett30.12.11

    bom gente o meu caso tambem foi muito serio mesmo a 11 anos atraz eu rompi o ligamento lca o lcp o menisco colateral e medial e meu joelho tinha uma folga enorme e só agora consegui fazer a tal cirurgia esperada,hj ja faz 50 dias q operei e ja fiz 16 seções de fisioterapia e minha perna ja esta dobrando 100° o meu esporte tambem é meio perigoso pra isso,pratico motocross e tenho a esperança de voltar pras pistas gostaria de saber se meu joelho vai ficar com folga pois tem hora q sinto q ele esta com uma folguinha e se ele ficar folgado eu vou ter confiança nele de novo,se alguem puder me responder meu email é adina_bett17@hotmail.com desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  48. Anônimo23.1.12

    Oi pessoal, tudo bem???
    Fiz uma cirurgia de ligamentos há uns 7 anos atrás e agora acho que meu menisco esta dando problema, não consigo andar direito, meu joelho estala como se estivesse quebrando uma tabua.
    Será que algum poderia me ajudar com uma artroscopia ou uma reçonancia???
    Quando fiz minha cirurgia eu era funcionario publico e agora estou desempregado.
    Se alguem puder me ajudar, por favor meu e-mail é clauristhebest@gmail.com
    Grato!!!

    ResponderExcluir
  49. Anônimo23.1.12

    Oi pessoal, tudo bem???
    Fiz uma cirurgia de ligamentos há uns 7 anos atrás e agora acho que meu menisco esta dando problema, não consigo andar direito, meu joelho estala como se estivesse quebrando uma tabua.
    Será que algum poderia me ajudar com uma artroscopia ou uma reçonancia???
    Quando fiz minha cirurgia eu era funcionario publico e agora estou desempregado.
    Se alguem puder me ajudar, por favor meu e-mail é clauristhebest@gmail.com
    Grato!!!

    ResponderExcluir
  50. Anônimo24.2.12

    Preciso de uma cirurgia de LCA + Menisco.
    Quanto custa?
    11 6957-6535

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo28.4.12

      Faz um plano de saude que será em torno de 200 mensal e varia em função de idade, não precisa comunicar que esta lesionado, aguarde seis meses do periodo de carencia e poderá operar. Pagar particular sairia entre 15 e 30 mil mais ou menos, ou seja nao compensa.

      Excluir
  51. Anônimo4.3.12

    Custa de 10 a 15 mil reais !!

    ResponderExcluir
  52. Galera. Fiz a cirurgia na quinta feira dia 26/04/12. Pelo meu plano, façam o máximo de vocês sem medo d dor. Recuperação é de 4 a 6 meses se dedicando mesmo. E pra quem quer fazer a cirurgia e não tem condições, procure o Into( Instituto nacional de trauma e ortopedia) q é o no Rio de Janeiro no prédio do Antigo Jornal do Brasil e lá é tudo de graça, mas é demorado pois tem uma fila de espera. Acessem o site do Into, põem no google q ele direciona. Abraços e Deus abençoe vcs.

    ResponderExcluir
  53. Olá pessoal, também faço parte do time. Rompi o ligamento cruzado anterior e o menisco medial a mais ou menos 6 ou 7 anos atraz. depois de passar o trauma, voltei a jogar vôlei em 2 anos.pois fiquei insegura e tal. levava minha vida normal, trabalhava e jogava aos finais de semana. Sabia que tinha que operar mais na época não tinha plano de Saúde então, fui levando. Meu joelho falseava deves enquando mais nada que atrapalha-se as minhas rotinas. tomava mais cuidado na hora de jogar, atacava somente do chao, para nao forçar mais o joelho. ha 1 mês indo trabalhar, desci do ônibus e sofri mais um trauma, parecido com o do primeiro a 7 anos atraz. Desta Vez não consegui andar mais normal. me encostei pelo INSS no começo do mês e hoje em dia ja tenho plano de Saúde e já ate passou do tempo de operar. Minha Cirurgia esta marcada para semana que vem dia 15.05.2012. Ate que enfim chegou o grande Dia. Estou com um pouco de medo das dores apos o operatório e um pouco insegura, pois passei muitos anos com o joelho rompido. Sera que devido os anos que passou meu joelho volta ao normal? Passo a mão no meu joelho e sinto que ele esta cheio de Aguá, maior do que o normal porem não esta inchado e para piorar percebo que ele esta meio Torto, RSRSRSRS! Então, se alguém ficou com o joelho lecionado a muito tempo e teve essas sensações e puder me informar como foi a cirurgia e como estão hoje nas suas atividades normais. E se realmente voltou ao normal. Desde já Agradeço a Atenção. Hoje foi muito bom poder também compartilhar o meu problema com vocês.Apos minha cirurgia volto para dizer como foi . Um Grande Abraço e Boa Sorte para Todos Nós! Vou deixar Meu e-mail para quem puder me responder e para aqueles que queiram saber do pós operatório. Claudiadaymond@hotamil.com Vou operar com o dr Mark Deek aqui em Curitiba. Um grande Abraço a Todos, Claudia

    ResponderExcluir
  54. Anônimo8.5.12

    até agora não sei o valor da cirurgia lca, alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conforme informação do pessoal acima, o custo da cirurgia varia de 15 a 30 mil reais.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  55. Anônimo14.5.12

    Bom, tenho 16 anos e a 9 tenho um problema no joelho, dor o tempo todo ainda mais quando pratico algum tipo de esporte e barulho de "ossos encostando em outros" ao dobrar e esticar, mas ultimamente vem piorado muito e a dor atinge também um nervo. Depois de passar por vários ortopedistas o último me disse que eu deveria fazer uma cirurgia que poderia melhorar em até 60%. Embora cirurgia não seja uma novidade para mim, me sinto insegura em relação ao meu joelho e se vai realmente melhorar em algo e depois das imagens não é surpresa eu ter ficado com mais receio ainda. Se alguém puder me dar uma orientação agradeço.

    ResponderExcluir
  56. Anônimo20.5.12

    Gente, Me chamo Emy, cai de moto no dia 23 de março e minha cirurgia ta marcada pra 18 de julho....rompi meu LCA totalmente, tive edema ósseo e leve lesão no menisco...Não saberia descrever o incômodo...Tou muito nervosa.Quando penso na anestesia fico gelada!
    Por favor, me relatem como é, se dói muito...Se depois voc~es conseguiram urinar normalmente...
    Grata pessoal e Deus nos ajude sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Emy, Fique tranquila! Informei abaixo para todos como foi a anestesia e em relação a urinar foi engraçado! Urinei ate na hora da cirurgia e a enfermeira informou que era super normal. Relaxa que a cirurgia em si é super tranquila!!! Abraço

      Excluir
  57. A minha vez chegou!!!! vou operar 25/05....machuquei no final de 2010, até tentei voltar a joga depois de 08 meses, mas senti falseios e nao joguei mais....Agora to decidido vou operar e Deus vai me ajudar.......vou me recuperar logo....

    Abcs, a todos
    Sou de SJRP-SP
    Medico: Wilson Rejeili - Mirassol F . C

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OPEREIIIIII...JA TO EM CASA, DEU TD CERTO. FOI UTILIZADOS PARAFUSOS BIOABSORVIVEIS PA FIXACAO DO ENXERTO. ATÉ O MOMENTO NAO TIVE NENHUMA DOR.......MAS NA FISIO VOU SENTIR UM POUQUINHO RSSS

      Excluir
  58. Anônimo23.5.12

    Pessoal, sou mais um dos quebrados, machuquei a primeira vez `20 anos (LCA), fiz apenas fisio, e durante esse tempo meu joelho saiu do lugar e inchou várias vezes, a um ano e pouco rompi o menisco medial, porém sem plano de saúde, pelo sus,acabei desistindo, continuei jogando com uma joelheira com uns ferros do lado, agora esses dias consultei o médico pediu uma rm e o diagnóstico apontou o rompimento do lca (crônico) e do menisco, "ruptura longitudinal vertical no corno e corpo posterior do menisco medial". Trabalho em pé (sou professor). Gostaria de saber quanto tempo ficarei sem poder trabalhar após a cirurgia.Rodrigo-RS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo, operei o LCA + MENISCO MEDIAL. O tempo para recuperação varia de pessoa para pessoa e depende também da gravidade do problema. No meu caso, para andar normalmente varia de 3 a 6 meses. O certo é reservar esse tempo apenas para sua recuperação. Assim evita forçar o joelho! INSS É A MELHOR Saída para a Saúde do seu joelho. kkkkkkk ... Em questão financeira o INSS NÃO É FACIL ENTÃO SE PREPARE PARA REALIZAR A sua CIRURGIA . Abraço

      Excluir
  59. Opereiii Também ! Então pessoal informei acima que voltaria para dizer como foi a cirurgia e como ta sendo o pós operatório. Bom a cirurgia foi tranquila! para quem tem medo da anestesia assim como eu tb tinha fiquem tranquilos,eles dão um remédio uns 3 minutos antes de entrar na sala da cirurgia para colocar debaixo da língua, esse remedio ira fazer a pessoa relaxar e dormir. Quando foram dar a anestesia ja estava relaxada e nao tive medo da anestesia. tomei a anestesia e não senti nada! juro que nao doi nada !! temos medo a toa, rsrsrsrs. Depois que tomei a anestesia apaguei e nao senti mais nada . A cirurgia em si foi bem tranquila e sem dor . No hospital tomei vários remédios que ajudaram a controlar a dor apos a operação. Assim que sai do hospital que foi Fodaaa! Senti muita dor pois não fiz gelo em 2 em 2 horas apos a cirurgia. Como nao sentia dor no hospital não fazia gelo . fiz bem poucas vezes. SaI do hospital e já fui para fisioterapia meu joelho estava inchado e com a falta do gelo foi fodaaa! Os 2 primeiros dias são mais complicados, porque nao sabemos como dormir, andar, tomar banho ... mas depois isso vai melhorando! PERCEBI 2 COISAS MUITO IMPORTANTE NO POS O OPERTARIO PARA NAO SOFRERMOS COM DOR: NOS TRES PRIMEIROS DIAS CONFORME INFORMAÇÃO MEDICA FAZER GELO EM 2 EM 2 HORAS E REALIZAR A FISIOTERAPIA IMEDIATAMENTE APOS A CIRURGIA( DEPENDENDO DE CADA CASO)E SE ESFORÇAR NA FISIOTERAPIA! Operei o ligamento cruzado anterior e o menisco, havia rompido a 7 anos e hoje com 16 dias apos a cirurgia estou super BEM , SEM DOR , NAO ESTOU MAIS TOMANDO REMÉDIO,JA ESTOU QUASE LARGANDO A MULETA E JA CONSEGUINDO FAZER OS EXERCICIOS DE BICICLETA NA FISIOTERAPIA! Escolher um Bom medico, realizar a fisioterapia e fazer Muitooo Gelo ajudara a ter uma boa e rápida recuperação !!! Fica as minhas Dicas, Operei com o dr Mark Deek aqui em Curitiba( excelente profissional). A NÓS todos uma BOA SORTEEE !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia, melhoras...eu tbm operei a uma semana e ja estou sem muletas, mas com cautela........A FISIOTERAPIA E MUIIIITTOO IMPORTANTE...abcs e boa recuperacao.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Olá Willian, Obrigada! Melhoras para vc também. Nusss vc já esta sem muletas? Dentro de casa consigo ficar sem muletas mas, se eu precisar sair já fico insegura. Sua recuperação esta sendo muito Boa! As vezes acho que será o gelo que ira me fazer a voltar a andar mais rápido. Sinto muita diferença depois que coloco o gelo mas, como já estou ficando melhor a preguiça já esta chegando também. O que você operou? Ate mais, Abraço

      Excluir
    4. Claudia, operei o LCA....olha comecei a fisio 02 dias apos a cirurgia, isso que me ajudou e muito....gelo e para desinchar e aliviar a dor...

      tem muitos exercicios que vc consegue fazer em casa, pra ir fortalecendo a coxa e a panturrilha....melhoras pra vc tb.

      Excluir
  60. Anônimo2.7.12

    Boa noite ! Hoje faz 6 semanas que rompi o LCA do joelho direito. Fui jogar bola em um campo de grama, esburacado, e deu no que deu !! Me arrependo mto disso ! Tenho plano de saude e isso me salvou, pois entre consultas com ortopedistas ( foram 5 ) mais ressonancia e fisioterapia, já teria gasto entre R$ 1.500,00 a R$ 2.000,00. Uma cirurgia do LCA, sem plano, está na faixa de R$ 10.000 à R$ 15.000,00, pois só em honorários médicos, geralmente cobram no mínimo R$ 4.000,00 pela cirurgia que dura uns 50minutos. Continuando, fiz 14 sessoes de fisioterapia para preparar o joelho para a cirurgia, e isso me ajudou muito. Então, se vale como dica, antes de realizar a cirurgia, uma boa sessão de fisioterapia será muito bem vinda para preparar o joelho para a operação. Quarta dia 04.07.12, vou para a "furadeira", e que Deus esteja comigo. Abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Sorte e uma Boa recuperação! Abraço

      Excluir
    2. Boa Sorte e uma Boa recuperação! Abraço

      Excluir
  61. Anônimo5.7.12

    Vou faser cirurgia de LCA pelo SUS mais eles só fasem cirurgia com parafuso de metal.
    Pretendo continuar jogando futebol, se acontecer de eu romper de novo, e ter que faser outra cirurgia.
    ha muita complicação pelo fato de ter que retirar os parafusos de metal ??
    to querendo faser com Parafuso Absorvível ! Tem muita diferança posso faser com o de metal tranquilo ?
    Obrigado. !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma questão de tecnologia. pense da seguinte forma: Se você tem um carro ano 2010, provavelmente vai se interessar em adquirir um 2012. Se o seu celular é só um telefone, talvez queira um que também tire fotos e toque músicas. Tecnologias são assim, as novas empurram as antigas! Os parafusos absorvíveis é a última novidade tecnológica. De repente se o seu medico permitir vc pode levar os parafusos. verifique o valor dos parafusos e parcele em varias vezes, obvio se nao for um valor muito alto! Se tiver dentro da sua realidade e o seu medico permitir vc pode levar os parafusos. Agora se o valor for muito Alto, faça a cirurgia com os parafusos de metal mesmo(essa tecnologia um dia já foi a melhor), só procure um Bom profissional para realizar sua cirurgia e obter um Bom resultado! BOA SORTE, abraço

      Excluir
    2. É uma questão de tecnologia. pense da seguinte forma: Se você tem um carro ano 2010, provavelmente vai se interessar em adquirir um 2012. Se o seu celular é só um telefone, talvez queira um que também tire fotos e toque músicas. Tecnologias são assim, as novas empurram as antigas! Os parafusos absorvíveis é a última novidade tecnológica. De repente se o seu medico permitir vc pode levar os parafusos. verifique o valor dos parafusos e parcele em varias vezes, obvio se nao for um valor muito alto! Se tiver dentro da sua realidade e o seu medico permitir vc pode levar os parafusos. Agora se o valor for muito Alto, faça a cirurgia com os parafusos de metal mesmo(essa tecnologia um dia já foi a melhor), só procure um Bom profissional para realizar sua cirurgia e obter um Bom resultado! BOA SORTE, abraço

      Excluir
  62. Raphael6.7.12

    Boa tarde Pessoal...fiz a cirurgia dia 04.07.12 e já estamos em casa rsrsr...o pior já passou. Queria ir pra mesa dormindo, porém, para minha surpresa, creio que apenas usaram algum medicamento via venosa para controlar a anciedade, pois eu fiz ela acordado o tempo inteiro. Só escutava o médico e equipe conversando, dando risada na maior tranquilidade e indicando que tudo ocorria dentro dos conformes. Em certos momentos escutava o barulho de umas marteladas ( tipo chave de roda batendo no pneu do carro RSRSRS )..enfim, a PIOR parte, pra mim, foi ficar 6hr sem sentir a cintura pra baixo, parecia q estava cerrado ao meio, e deitado reto numa cama sem poder me mexer...começou a me dar uma angustia, fobia..sinceramente, a pior sensação que ja senti na vida rsrs! Mas, após esse tempo, fui voltando a sentir sensibilidade e a anestesia Raquidiana foi embora do meu corpo para minha felicidade e tranqulidade. Agradeço ao Dr. Emerson Zanoni, excelente profissional,competente e especialista em Joelho, que foi o responsável pela minha Cirurgia. Recomendadissimo. Hoje já inicie a fisioterapia. Abraços a todos !

    ResponderExcluir
  63. Anônimo11.7.12

    Qual o valor de 2 parafusos absorviveis para cirurgia LCA ? Onde posso comprar ?

    ResponderExcluir
  64. Anônimo20.7.12

    sofri a lesao de lca em 2010 e logo que me machuquei nao sabia oque era e fui jogar bola novamente e me machuque de novo e assim foi umas 3 vzes e agora em 2012 rocurei um esecialista
    e ele me disse que eu tinha romido o lca e agora estou tentando encotrar uma forma de fazer essa cirurgia e voltar aos gramado
    vlw galera do blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mengo21.7.12

      fiquei com a lesao durante uns 5 anos...machuquei jogando futebol..da primeira vez foi a mais feia..fiquei um mes sem conseguir apoiar o pe no chao..como estava morando fora nao tive oportunidade de fazer a cirurgia e nem uma ressonancia para saber exatamente o grau da lesao...mas um medico soh de colocar a mao falou que era lesao total no ligamento cruzado anterior..bom, fiquei um ano sem tocar numa bola ate que um dia resolvi dar uns chutinhos com amigos para ver se sentia algo..nao senti nada!!! como resultado fui pegando confianca e comecei a jogar denovo..comprei uma boa joelheira soh para garantir.. joguei por 8 meses tranquilamente ate que tive uma nova torcao..mesmo estalo mas uma dor um pouco menor..me falaram de um curandeiro que era mto bom e resolvi tentar pq precisava trabalhar..entrei sem pisar, chorei com ele colocando no lugar e sai andando normal de lah...nao sei explicar...fiquei mais uns meses sem jogar e surgiu uma peneira..nao custava nada tentar neh??? passei, comecei a jogar normalmente denovo soh que agora com duas joelheiras, mais uma torcao...pra resumir..passaram 5 anos, varias torcoes, no final estava jogando com 4 joelheiras...parecia um robo..rsrsrs..voltei para o Brasil e como tinha feito um plano de saude resolvi fazer a cirurgia apesar do medo...afinal eu conseguia bater minha bolinha de leve normalmente com as jolheiras...mas tem q pensar no futuro..resultado da ressonancia desastroso...LCA rompido, lesoes no menisco medial, derrame articular e mais algumas coisas q sao normais nas torcoes...uma artrose seria certa...faz 1 mes e 10 dias q fiz a cirurgia...comecei a fisio um dia depois da cirurgia..a dor nos 3 primeiros dias eh alta..o que vem na cabeca eh " pq fiz essa merda de cirurgia" desculpa a palavra..depois vai melhorando aos pokinhos...pes pro alto e gelo de 2 em duas horas(recomendo comprar uma bolsa de colocar gelo..eh as q os fisioterapeutas usam..ajuda mto mas custa em torno de 90 reais)..seja rigoroso, pra ficar bom vale o esforco..eh a sua saude...tirei a muleta com 12 dias...fisio 2 vezes por dia nos 15 primeiros dias...voltei a trabalhar por isso nao continuei fazendo duas vezes...mas faco 1 vez ate hoje...fujam dos fisioterapeutas q soh fazem aparelhinhos...nos primeiros dias eh normal mas depois tem q ser fortalecimento da musculatura mesmo...com aqueles pesos q vao na canela...na raca...nao se preocupem com dor..eh normal...o importante eh se dedicar..hj jah faco bicicleta, trampolim(na fisio) e trabalhos na piscina...minha perna dobra ate um palmo da bunda(no limite sempre vai ter dor mas deixem te forcar) e estico quase 100%..se nao trabalhasse sentado o dia inteiro jah estaria 100%...meu plano eh ficar de 8 meses a um ano me dedicando mto na recuperacao...nao quero passar por isso denovo e quero poder jogar normalmente...acho q isso soh depende da gente e Deus...tenha fe!!! Boa sorte a todos que irao fazer a cirurgia...desculpa a longa historia mas acho q mta gente vai se encaixar nela e valia a pena contar...abracos

      Excluir
  65. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  66. Olá galera com LCA rompido...rsrs (só nos resta rir para não chorar). Recentemente fiz uma ressonância que confirmou rompimento total de LCA (jogando futebol, claro), mas o curioso é que meu joelho não sai do lugar como 99% dos vitimados, cujo comentário eu li. Apenas não sinto força total e ele estala quando o flexiono. Tô sem convênvio e estou batendo na porta de cada hospital público. Meu deus, como demora a consulta com um especialista e para marcar cirurgia (média de 2 anos). Eu fiz um convênio agora pra esperar 6 meses a carência, mas já fui informado que vai ser difícil, pois como fiz a ressonância, a operadora poderá fazer uma pesquisa previa e achará esta, impossibilitando minha cirúrgia após esses 6 meses ( a carencia nesse caso é de 2 anos. MEU DEUS DO CÉU!). Eu sou uma pessoa ativa, jogo bola, faço trilhas de bike, musculação, corrida, e tô ruim pra caramba, pois só consigo agora ir à academia e fazer os exercícios "acima da cintura", no máximo, posso fortalecer o joelho em alguns aparelhos. Mas estou impossibilitado de fazer qualquer tipo de exercício aeróbico. Sinto dores no jeolho ao longo do dia e estou com dificuldades para subir escada e andar por mais de 20 minutos. Tá difícil demais e as lágrimas ainda não secaram, mas temos que continuar em frente. Sinceramente, tenho muita inveja de quem conseguiu fazer a cirurgia (estou contando os segundos para consegí-la) e um conselho: façam a fisioterapia dereito para voltarem 100%. Sua saúde é mais importante que tudo. Infelizmente, foi na busca dessa que me dei mal, mas com certeza muito melhor do que ser sedentário, engordando sentado numa cadeira com risco de infarto. Se alguém tiver alguma dica de ortopedista, cirurgia pelo SUS ou até mesmo tirar essa minha dúvida sobre essa carencia do plano de saúde agradeço muito. Segue meu email (edu.britto84@gmail.com). E obrigado por compartilharem as experiências, pessoal. Essa lesão é muito séria e conseguimos nos superar e ajudar o próximo através de nossos próprios relatos. Abs

    ResponderExcluir
  67. Será que sou a mais nova dos quebrados? rsrs'
    Bem, menos de 2 semanas atrás eu operei o joelho... Ocorreu td bem! Mas ele ta inchado e tive que andar uma distância um pouco maior ontem kkk e ele inchou mais... Nem tirei os pontos ainda! Mas to deixando a perna de repouso e com gelo, mas tem que perder aula atrasa um pouco e com 16 anos é meio difícil ficar parada, e por incrível que pareça eu quero ir pra aula kkk. Se alguém aí teve algum problema com inchaço no pós-operatório eu gostaria de saber como resolveu :s.
    Obrigada pela atenção ^^

    ResponderExcluir
  68. Operei meu joelho LCA direito dia 28/07/12, estou com dor, inchaço e muitas limitações, vou começar a fisio e espero que me ajude bastante, queria saber quantos dias após a cirurgia ja posso andar sem muletas? Katia - Caieiras/SP

    ResponderExcluir