26 de junho de 2009

"We are the Children"


Dia 26/06/2009, faleceu o maior nome da indústria da música pop do séuclo XX, nada mais que isso... Parece simples quando ouvimos essa classificação tão repetida de M. Jackson, "o rei do pop", o artista das cifras e platéias estratosféricas, o homem cercado de mistérios e problemas pessoais, visitante assíduo de cirurgiões plásticos e audiências... Neste dia, acho que vale aquela boa e corriqueira análise acerca de qualquer biografia - vamos destacar o que existiu de bom!

Talvez, seu maior erro tenha sido o de qualquer ser humano (envelhecer...). No início da carreira, o pequeno M.J. era uma criança assustadoramente talentosa, quem sabe, também o artista prodígio de maior impacto da indústria pop: dançava de forma diferente, cantava perfeitamente, tinha uma presença de palco que parecia ser fruto de décadas de treinamento... Anos depois revelou que se achava feio e era alvo de brincadeiras do pai sobre sua feição, o que não sabia era que o futuro seria um tanto sombrio em relação a essa mesma aparência física questionada na infância - ele pareceu nunca se aceitar!

No tocante ao lado artístico não podem ser poupados elogios... Os clipes de M. J. eram os mais esperados, bem produzidos, revolucionários e polêmicos possíveis - quem consegue atingir esse estágio merece ser chamado, sem qualquer receio, de "artista", "astro", "rei", "pedófilo" (Ops!...). Confesso que não era um grande fã, mas, sei reconhecer quando uma pessoa merece ser admirada em relação ao seu talento e trabalho, quanto a isso não resta dúvida que é um nome imortal da música. Convenhamos que não se firmam grandes marcas com facilidade nesse meio de estrelatos instântaneos, aqui presenciamos uma história de extremo sucesso desde os primeiros anos até a estranha morte de um endividado astro que sonhou em ser Peter Pan e morreu com um nariz bem diferente do que tanto reclamava na infância... (humor "negro", "branco"!?, black or white?). Pois bem, valeu Michael Jackson, você foi a cor que quis, o artista que quis, a figura que quis e merece respeito! Hoje, o mundo parou para ouvir tudo de novo... Poucos romperam tantas fronteiras quanto esse cidadão... Enfim, "We are the world, we are the children!".

http://www.youtube.com/watch?v=mWfVyBtuYWY&feature=related


(vídeo com a música: "I want to back", Jackson Five)

Um comentário:

  1. Anônimo29.6.09

    "Nossos hérois morreram de overdose"...

    Bruno Bogéa

    ResponderExcluir