19 de junho de 2009

"E eu fora do ar..."


Não é a primeira vez que penso seriamente em dar vida a um blog... E a primeira questão que me veio em mente nas vezes em que considerei o assunto foi: Por que ter um Blog? Parece um luxo desnecessário alguém nessa correria mundana ponderar a idéia de ter um momento para escrever sem grandes propósitos, então, no início, hesitei... Pouco depois, quando olhei para o lado e vi a gama de obrigações da rotina de alguém que se entrega a esse modelo de vida pragmática, hesitei ainda mais... Até que um dia, tão inusitado quanto marcante, decidi voltar a escrever... E foi assim, em meio a uma decisão espontânea de um assunto quase encerrado que eu resolvi tentar...
A relação do homem com a escrita, sem dúvida, é heterogênea! Existem os que escrevem para desabafar, outros como uma busca pelo auto-conhecimento, alguns porque gostam (simples assim!), outros porque entendem o poder que a palavra exerce sobre os semelhantes... Pois bem, eu não me encaixaria em um só grupo e a minha relação com essa arte silenciosa começou cedo... Recordo bem de ser uma criança que escrevia... Na quinta série lembro ter recebido uma caneta com meu nome gravado por ter vencido um concurso de poemas no Santa Teresinha, incrível era imaginar como aquele moleque de canela suja da bola e que só se conhecia suado poderia escrever alguma coisa, mas, escrevia... Ainda que p/ conseguir nota! Um pouco atrás, no alto dos 10 anos de idade (só tinha cabeça!) lembro ter começado a escrever as riminhas mais pobres que um ser humano pode assimilar... E na época, tudo parecia engenhoso e de grande capacidade... Mas, foi assim que se deu o contato que perdura por tantos anos...
Sempre gostei mais de escrever que de praticar a leitura, o que é uma incoerência sem tamanho! Ainda assim, eu tentava... Escrevia periodicamente no jornalzinho da escola, e enquanto tivesse alguém para ler, eu escrevia, e se não tivesse esse alguém, também! Já no ensino médio, lembro ter conquistado um concurso de redação sobre a independência do Brasil - que cafona isso! (a professora era a Assonilde, hoje, sou professor do cursinho dela.... Que mundo louco!) Mas, é assim que se pega gosto... E foi assim que me voltei para o papel (hoje, monitor...) Lembro-me com carinho dos dois grandes projetos em que me lancei na escrita de forma desafiadora: "Ático" e "Equiláteros", duas ficções que me levaram bastante tempo, onde eu me dedicava de cabeça nos dias ociosos, poucos chegaram a ler alguma coisa sobre... (eu tinha vergonha ou medo de acharem que eu andava muito desocupado...) Mas, o "Ático" foi até a página 58, e era um grande orgulho! (ainda o leio de ano em ano) Escrever uma ficção é coisa de gente louca, não duvidem disso! Uma loucura e tanto! Vale a pena! Quero um dia retornar, mas, no momento, o resgate será esse Blog.
Nos últimos anos tenho voltado atenção para a música - ah... pouco importa no fim que pode levar, e, felizmente, isso tem sido um passatempo agradável, tenho sido um compositor anônimo satisfeito! Ano passado vivi experiências novas, cantar em barzinho, ter uma música na final do maior festival de Imperatriz, ter sido procurado por pessoas que eu admiro o trabalho e sendo reconhecido, ainda que no submundo, como um compositor anônimo!... (Anônimo reconhecido!?) As coisas tem evoluído nessa brincadeira, outras pessoas tem procurado músicas e já com interesse em gravá-las profissionalmente, eu fico feliz! Nada mais é que a minha última manifestação de laço com a escrita e o que se vê por aí na vida, ou só uma forma de se expressar, sem maiores ambições. Ah... O título do Blog é o mesmo de uma música em parceria com o Ricardo (Madame Lulu), que pretende lançar um CD e tem interesse em colocá-la no pacote... Nada mais é que uma letra sobre alguém que se encontra "fora do ar" e, de repente, desperta... Enfim, nem vale falar de música, elas são melhores quando ouvidas. Importante mesmo é o quanto faz bem suar, apanhar, calcular, espremer, modelar e concluir uma letra interessante... Dar-se por satisfeito: "- Ainda que só toque no meu quarto, é bem o que gostaria de ouvir!". Na parte melódica preciso muito dos amigos mais talentosos, eles sabem quem são! Depois de um certo ponto chega a ser compulsivo e se você não se alimenta disso, cuidado, afeta todo o resto... Talvez, seja só um jeito de preencher a falta que o futebol faz... Mas, esse é um outro assunto...

5 comentários:

  1. neném, vc é meu orgulhinho :*

    ResponderExcluir
  2. Anônimo21.6.09

    boa iniciativa!
    abraço grande blefista!

    Bruno B

    ResponderExcluir
  3. Anônimo22.6.09

    '...os dias que eu me vejo só, são dias que eu me encontro mais...' e também são dias com tempo para ver e ler listras verticais coloridas. Rss

    blog?!? adorei ideia!

    ResponderExcluir
  4. Se os anônimos optassem por se identificar, eu ficaria menos angustiado! : D

    ResponderExcluir
  5. Anônimo14.7.09

    Já acompanho há tempos suas idéias, descobri hoje esse bolg.
    Feliz demais!!!
    Grata!

    ResponderExcluir