5 de maio de 2010

Música Digital em Alta.



Gravadoras multinacionais e independentes unem-se e criam Prêmio da Música Digital


RIO - Em coletiva realizada na noite de quarta-feira, no Oi Futuro de Ipanema, o produtor Marco Mazzola anunciou o lançamento do Prêmio da Música Digital, cuja festa de premiação acontecerá no dia 23 de novembro, no Teatro Casa Grande. O patrocinador principal é a operadora de telefonia Oi, com cotas menores da Coca-Cola e da Secretaria Estadual de Cultura do Rio (através da Lei de Incentivo à Cultura), mas o evento conta com a adesão das principais empresas que comercializam música digitalmente no Brasil - incluindo as outras operadores de celular (hoje, o principal canal de download pago no Brasil), como Vivo, TIM e Claro, e portais como UOL, Baixa Hits, iMusica e Terra.
Correndo atrás do prejuízo, após as vendas de CD e DVD físicos desabarem, o prêmio é uma tentativa de fortalecer o comércio de música digital e uniu as associações de produtores de disco, tanto as gravadoras multinacionais quanto as independentes, além de editoras de música e artistas - antes da coletiva, um vídeo foi apresentado com depoimentos de, entre outros, Gilberto Gil, Frejat, Fernanda Takai, músicos dos grupos Skank, Jota Quest e Sorriso Maroto.
Segundo Mazzola, o prêmio é inédito no mundo. Outros, tradicionais, como Grammy e Prêmio de Música (idealizado e dirigido por José Maurício Machline, que, para 2010, conta com o apoio da Vale), já têm categorias digitais, mas o que foi lançado esta semana destina-se apenas à música comercializada digitalmente.
Suas três categorias premiam basicamente sucesso comercial (aferido pelos números de downloads pagos, em todas as plataformas, celular, internet, com auditoria da Nielsen) e popularidade (a partir do voto dos usuários). São elas Prêmio Por Vendas (em diferentes segmentos artísticos, Regional, MPB, Pop, Urbano, Samba/Pagode, Religioso, Sertanejo, Pop...), Prêmio Por Voto Popular e Prêmio Por Reconhecimento Digital.
O texto do regulamento pode ser conferido na íntegra no site oficial (http://www.premiodemusicadigital.com.br/). Interessados deverão se cadastrar no site. Serão aceitas músicas cujas vendas efetuadas no Brasil tenham ocorrido no período de 1 julho de 2009 a 30 de junho de 2010.

(Fonte: Site da UBC - União Brasileira de Compositores)

Nenhum comentário:

Postar um comentário