8 de maio de 2010

Tênis de Mesa (Regras Simplificadas)

 

Resumo das regras de um dos esportes mais praticados do mundo. A diferença báscia entre tênis de mesa e "ping pong" (motivo de grandes questionamentos) passa tanto pelo regulamento exigido quanto pelo material utilizado - de alta tecnologia e capaz de produzir inúmeras rotações. Vale ser destacado que o set é disputado em um total de onze (11) pontos, em que cada atleta terá direito a dois saques consecutivos - sucessivamente alternados entre os oponentes. Caso ocorra um empate em dez a dez (10 x 10), cada jogador sacará apenas uma (1) vez até que se obtenha uma diferença de dois pontos entre os adversários (12 x 10, 14 x 12, 16 x 14), momento em que o set será encerrado.
Uma raquete de tênis de mesa conta com borracha e madeira - custa entre a faixa de duzentos reais (200 R$) na empunhadura caneta (que exige apenas uma borracha) e duzentos e setenta reais (270 R$) nas empunhaduras clássicas e classinetas (as quais exigem duas borrachas, uma em cada lado). Ainda assim, não chega a ser um esporte elitizado, diante a prolongada vida útil de uma raquete bem conservada. A bolinha, de qualidade, fica entre dois (2) e seis (6) reais em média. O custo de uma mesa vai depender de algumas peculiaridades (mm de espessura, rodinhas, material de apoio) e fica entre seiscentos e cinquenta (650 R$) e mil e duzentos (1200 R$) reais.


É um esporte de alta concertação, desgaste físico e coordenação motora. Exige do atleta um conhecimento apurado sobre movimentação de pernas, braços e pulsos para o reconhecimento do golpe aplicado - lotado de detalhes em alta velocidade. Um bom atleta de tênis de mesa deve ter um bom preparo físico, conhecer os detalhes do movimento da bola, dos golpes, além de possuir bom reflexo e agilidade. A verdade é que após uma hora de prática você vai estar completamente suado e, sem dúvida, terá praticado um dos esportes mais completos em relação ao uso dos membros inferiores e superiores em alta performance. Pode ser que a desrição aqui feita pareça tratar de algo mais complicado do que, realmente, seja. Então, nada como a prática desse esporte tão prazeroso para reconhecer o porquê do seu fascínio por todos os cantos desse planeta.

Links de Bandeja:

Incrível ponto em partida de exibição entre dois grandes nomes da história do tênis de mesa (Waldner e Persson) - Vídeo com quase três milhões de visitas. Vale conferir:

http://www.youtube.com/watch?v=A8IVASo0umU

Belas sequências de lances defensivos:

http://www.youtube.com/watch?v=KpwqPEpAl0w

Arn.
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O resumo abaixo foi retirado do site da Condeferação Brasileira de Tênis de Mesa:
http://www.cbtm.org.br/

A MESA

Possui 2,74m de comprimento e 1,525mm de largura e 76cm de altura. Pode ser feita de qualquer material, na cor escura e fosca, produzindo um pique uniforme de bola padrão oficial (aprovada pela ITTF); tendo uma linha branca de 2cm de largura em toda a sua volta. Para os jogos de duplas, ela é dividida em duas partes iguais por uma linha branca de 3mm de largura, no sentido do comprimento.

A REDE

Estende-se por 15,25cm além das bordas laterais da mesa e tem 15,25cm de altura, devendo ser de cor escura e devem possuir as suas parte superior branca e as malhas maiores do que 7,5mm quadrados até no máximo 12mm quadrados.

A BOLA

Deve ser feita de celulóide ou plástico similar, nas cores branca ou laranja e fosca, pesar 2,7g e ter diâmetro de 40mm.

A RAQUETE

1 - A raquete pode ser de qualquer tamanho, forma ou peso e constituída de madeira natural em 85% do material.
2 - O lado usado para bater na bola deve ser coberto com borracha com pinos para fora tendo uma espessura máxima de 2mm, ou por uma borracha "sanduíche" com pinos para fora ou para dentro, tendo uma espessura máxima de 4mm.
3 - O lado não usado para bater na bola deve ser manchado de cor diferente da borracha e só deve ser vermelho vivo ou preto.
4 - A raquete tem que ter duas cores diferentes, para ser usada, e essas cores só podem ser, preto e vermelho vivo.
5 - Não é permitido jogar com o lado de madeira.

A PARTIDA

1 - Constitui-se de sets de 11 (onze) pontos. Pode ser jogada em qualquer número de sets ímpares (um, três, cinco, sete, nove...). No caso de empate em 10 pontos, o vencedor será o que fizer 2 pontos consecutivos primeiro.
2 - O atleta que atua o 1º set num lado é obrigado a atuar no lado contrário no set seguinte.
3 - Na partida quando houver "negra" (1 a 1), (2 a 2) ou (3 a 3) , os atletas devem mudar de lado logo que o atleta consiga 05 pontos.

O SAQUE

1 - A bola deve ser lançada para cima (16cm no mínimo), da palma da mão livre na vertical e, na descida, deve ser batida de forma que ela toque primeiro no campo do sacador, passe sobre a rede sem tocá-la e toque no campo do recebedor.
2 - O saque deve ser dado atrás da linha de fundo ou numa extensão imaginária desta.
3 - Cada atleta tem direito a 2 (dois) saques, mudando sempre quando a soma dos pontos seja 2 (dois) ou seus múltiplos.
Ex.: 2 a 2 = 4 = 6 a 6 = 12
4 - Com o placar 10-10, a seqüência de sacar e receber deve ser a mesma, mas cada atleta deve produzir somente um saque até o final do jogo.
5 - O direito de sacar ou receber primeiro ou escolher o lado deve ser decidido por sorteio (ficha de duas cores), sendo que o atleta que começou a sacar no 1º set começará recebendo no 2º set e assim sucessivamente.
6 - O sacador deverá sacar e retirar o braço da mão livre da frente da bola de modo que nada esteja entre a bola e o adversário a não ser a rede e suportes.

OBSTRUÇÃO (NÃO VALE PONTO)

A partida deve ser interrompida quando:
1 - O saque "queimar" a rede.
2 - O adversário não estiver preparado para receber o saque (e desde que não tenha tentado rebater a bola).
3 - Houver um erro na ordem do saque, recebimento ou lado.
4 - As condições de jogo forem perturbadas (ex: barulho).

PONTO

Com exceção do caso em que a partida sofra obstrução (não vale ponto), um atleta perde um ponto quando:
1 - Errar o saque.
2 - Errar a devolução.
3 - Tocar na bola duas vezes consecutivas.
4 - A bola tocar em seu campo duas vezes consecutivas.
5 - Bater com o lado de madeira da raquete.
6 - Movimentar a mesa de jogo.
7 - Tocar com o corpo ou a raquete na rede ou seus suportes.
8 - Sua mão livre (que não está segurando a raquete) tocar a superfície da mesa durante a seqüência.

CORREÇÃO DA ORDEM DE SACAR, RECEBER E LADO

Se um atleta der um ou mais saques além dos dois de direito, a ordem será restabelecida assim que for notado, tendo o adversário que completar o múltiplo de dois.
Se no último set possível, os atletas não trocarem de lado quando deveriam fazê-lo, deve trocar, imediatamente, assim que se perceba o erro. A contagem será aquela mesma de quando a seqüência foi interrompida.
Em hipótese alguma haverá volta de pontos. Todos os pontos contados antes da descoberta do erro deverão ser confirmados.

DUPLAS

Valem as mesmas regras, sendo que:
1 - O saque tem que ser feito do lado direito do sacador para o lado direito do recebedor.
2 - Cada atleta só pode bater uma só vez na bola.
3 - A ordem do saque é estabelecida no início do jogo e a seqüência será natural:
Atleta A saca para o X
Atleta X saca para o B
Atleta B saca para o Y
Atleta Y saca para o A que, saca para o X e assim, sucessivamente, cada atleta vai dando 2 saques.
No empate 10-10, cada um dá um (1) saque por vez.
4 - Se a bola do saque tocar a rede (queimar), e cair no lado esquerdo do recebedor - além da linha central - o sacador deverá perder o ponto.

VESTIMENTA

Camisa, shorts e saias podem ser de qualquer cor ou cores exceto que, quando uma bola branca está em uso somente gola e as mangas da camisa podem ser brancas, e, quando uma bola laranja está em uso, somente àquelas partes podem ser de cor laranja.

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